Unidade de radioterapia para Guaratinguetá


07/02/2018 11:43 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:


O Ministério da Saúde noticiou na última sexta-feira (2/2) a inclusão da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá no Plano Nacional de Expansão da Radioterapia. A unidade será contemplada com um acelerador linear e a construção da casamata - espaço destinado para a instalação do aparelho - , que deverá entrar em funcionamento até o final de 2019. O investimento será de R$ 8,3 milhões e a previsão é atender cerca de mil pacientes por ano.

A medida havia sido solicitada pelo deputado Afonso Lobato em audiência com o ministro da Saúde Ricardo Barros, ocorrida em 4 de julho de 2016, mas só agora foi atendida. Na ocasião ele relatou a parceria entre o Estado e a Santa Casa para o funcionamento em caráter emergencial do serviço de atendimento oncológico e solicitou recursos para a aquisição do equipamento.

"É uma ótima notícia e uma conquista muito importante", disse o parlamentar. Segundo ele, isso é fruto de um esforço conjunto com outras autoridades regionais.

O Ministério da Saúde decidiu fazer o investimento após constatar que realmente havia déficit no serviço de radioterapia na região. Atualmente, a santa casa já oferta outros cuidados no tratamento contra o câncer como cirurgias ontológicas e sessões de quimioterapia, implantado após negociações intermediadas pelo deputado.

alesp