Opinião - Aeroporto Internacional: uma novela que precisa ter fim


23/02/2018 11:59 | Welson Gasparini

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A novela representada pela internacionalização do aeroporto Leite Lopes arrasta-se há mais de 15 anos, com prejuízos generalizados tanto para o governo do Estado quanto para a própria comunidade ribeirão-pretana e regional. Essa novela " não raro oferecendo lances surpreendentes, como a recente decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de proibir o transporte noturno de passageiros a partir do próximo dia 11/3, se não forem adotadas providências por ela recomendadas " precisa ter fim! E um fim, claro, que satisfaça os interesses não apenas de Ribeirão Preto mas de todas as cidades de seu entorno, igualmente dependentes de transporte aéreo para suas locomoções nacionais ou internacionais, bem como para a movimentação de cargas.

Ocupei-me desse tema, recentemente, em um dos meus primeiros pronunciamentos na Alesp, após o recesso parlamentar de janeiro, quando fiz um veemente apelo ao governador Geraldo Alckmin para resolver de vez esse problema. Demonstrei que o Estado perde, anualmente, cerca de R$ 1 bilhão por não ter tomado providências efetivas no sentido de colocar em funcionamento o Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de Ribeirão Preto.

Lembrei o absurdo de ter sido feita, há 15 anos, uma licitação para a construção de um armazém no aeroporto para cargas internacionais, sendo investida, naquela oportunidade, uma verdadeira fortuna. O armazém de cargas internacionais do aeroporto de Ribeirão Preto ficou pronto, mas até hoje, decorrido todo esse tempo, não passou por aquele imóvel um quilo sequer de alguma carga.

A empresa Tead Brasil, vencedora da licitação aberta pelo Governo do Estado de São Paulo para operar um terminal de cargas internacionais no Aeroporto Leite Lopes, fez a sua parte: investiu R$ 43 milhões na construção de um galpão de 13 mil metros quadrados e construiu o terminal de cargas internacionais.

Para se ter ideia do prejuízo, com apenas dois voos internacionais de carga por semana, com a alíquota do ICMS de 18%, o governo deixa de ganhar, anualmente, uma receita de cerca de R$ 1,1 bilhão. Um dinheiro que poderia, muito bem, ser aplicado em necessidades básicas da população em áreas como saúde, educação, moradias e outras mais.

Agora, há um compromisso do Ministério dos Transportes e do Governo do Estado de São Paulo por meio do qual serão investidos R$ 88 milhões para as obras de transformação do Leite Lopes em aeroporto internacional de passageiros e de cargas; R$ 88 milhões dos quais o governo federal repassará R$ 79 milhões e o Estado entrará com cerca de R$ 9 milhões.

Mas quando nós vamos ter, efetivamente, essas obras? O Governo do Estado de São Paulo, portanto, tem de assumir a responsabilidade de exigir imediatamente o início delas; essa novela " reitero " precisa, urgentemente, de um final feliz!

Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto

alesp