Dia da Queima do Alho


06/03/2018 12:04 | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:


O deputado Enio Tatto (PT) apresentou o Projeto de Lei 86/2018, que inclui no Calendário Turístico do Estado de São Paulo o Dia do Queima do Alho, fixando a data de 25 de agosto para a comemoração. A sugestão de apresentar a proposta foi feita pelos tropeiros da Comitiva do Alho de várias cidades do Estado, dentre as quais, Itapecerica da Serra, Osasco e Barretos.

O objetivo do Dia da Queima do Alho, segundo Enio Tatto, "é estimular práticas culturais, de lazer e educacionais como competições e apresentações musicais". Segundo ele, essas atividades ficarão sob responsabilidade conjunta das secretarias de Estado de Cultura e de Turismo.

"O nome Queima do Alho vem da tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Barretos", informou o autor da proposta. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. "Há inclusive um concurso culinário, no qual vence o cozinheiro que preparar o melhor prato no menor tempo", acrescentou.

A Festa da Queima do Alho é hoje uma expressão artístico-cultural e de patrimônio cultural imaterial. "A Queima do Alho é uma festividade típica do interior do Estado de influência folclórica, que reúne muita gente e, por meio desse projeto de lei, será sempre lembrada e celebrada pelas novas e antigas gerações paulistas", concluiu Enio Tatto.

alesp