Falta gestão democrática na escola municipal Linneu Prestes


06/06/2018 11:50 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:


Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, em 28/5, Carlos Giannazi fez um apelo público ao secretário de educação da capital, Alexandre Schneider, para que garanta o princípio da gestão democrática na Escola Municipal Linneu Prestes, vinculada à Diretoria Regional de Santo Amaro. O deputado tem recebido denúncias reiteradas de que a direção da unidade assume postura autoritária, não acatando as decisões do Conselho de Escola.

O caso mais recente foi em ralação ao horário do intervalo. Na contramão da vontade de alunos, pais, professores e funcionários - conforme havia ficado claro em reunião do Conselho de Escola -, a direção resolveu fragmentar o intervalo do período da manhã, o que causou a indignação dos alunos, que, em protesto, se recusaram a entrar em sala.

"A gestão democrática da escola pública tem que ser respeitada em toda a educação brasileira. Os conselhos de escola não são apenas órgãos consultivos, eles têm poder deliberativo", explicou o parlamentar, que é diretor de escola pública licenciado.

Giannazi havia participado de uma reunião anterior naquele Conselho de Escola. Na ocasião, a direção havia tomado outra medida autoritária, desalojando as professoras readaptadas do espaço em que elas exerciam suas atividades. "Desde aquela reunião eu percebi que a gestão democrática estava comprometida na Linneu Prestes", resumiu.

alesp