Eficiência Energética na Semana do Meio Ambiente


06/06/2018 11:52 | Da assessoria do deputado Hélio Nishimoto

Compartilhar:


Na Semana do Meio Ambiente é importante destacar alguns conceitos como o de Eficiência Energética. Ele consiste no uso racional de energia, ou seja, utilizar os recursos da maneira mais eficiente possível, com pequeno ou nenhum índice de perda.

São inúmeras as maneiras de se utilizar a energia de forma mais eficiente. Cogeração, reaproveitamento dos gases das caldeiras, uso de placas solares, além de investimentos em motores de alto rendimento podem gerar até 40% de economia.

A troca de lâmpadas incandescentes pelas de LED podem gerar uma economia de quase 90%, já que a vida útil do LED é 50 vezes maior, o que também reduz o gasto energético dos climatizadores. A modernização do sistema de climatização também pode gerar economia de até 50% no uso de energia.

De acordo com os dados do Ministério de Minas e Energia, o setor industrial é o maior consumidor de energia do país. Essa informação ratifica a importância da eficiência energética.

Em meio a este cenário, o deputado Helio Nishimoto propôs o Projeto de Lei 1011/2015 que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivos fiscais às empresas que se adequam às normas de eficiência energética. O projeto busca estimular o setor industrial a investir em modernização e gerenciamento para o uso eficiente de energia elétrica. Tais ações resultam na diminuição de investimentos para a construção de usinas e redes elétricas e consequente redução dos custos de eletricidade.

alesp