Criminalização de movimentos sociais de moradia é tema de audiência


14/06/2018 16:11 | Habitação | Leonardo Battani - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Ivaneti Araújo, Eduardo Suplicy, Alencar Santana e Benedito Mariano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224732.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Benedito Mariano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224736.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224735.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Benedito Roberto Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224737.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224738.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ivaneti Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raimundo Bonfim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a criminalização dos movimentos sociais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ivaneti Araújo, Eduardo Suplicy, Alencar Santana, Benedito Mariano e Benedito Roberto Barbosa	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2018/fg224744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O auditório Franco Montoro ficou lotado na quinta-feira (14/6), ao reunir manifestantes e lideranças de associações para discutir os movimentos de luta pela regularização de ocupações no Estado.

A Comunidade Mauá, no centro de São Paulo, possui 237 famílias e ocupa, há mais de 10 anos, o antigo edifício do Hotel Santos-Dumont, abandonado na década de 80 pelos proprietários depois da falência do negócio. "Estou aqui representando o coletivo, e aproveito para reforçar a brutalidade pela qual os moradores estão sendo tratados pela Polícia Militar", afirma Ivaneti Araújo.

A ação das forças de segurança pública foi denunciada pelos moradores do coletivo na ouvidoria das Polícias de São Paulo. "Instauramos um procedimento e apuramos junto à Corregedoria o porquê da presença da polícia civil ou militar sem nenhuma autorização. A moradia é uma questão social e não policial", disse o ouvidor Benedito Mariano.

Para o deputado Alencar Santana Braga (PT), idealizador do encontro, essas entradas são arbitrárias. "Vivemos em um período no país que se puderem, pisam em nós", declarou.

A líder do Partido dos Trabalhadores na Alesp, deputada Beth Sahão, ressaltou a participação contínua do movimento por moradia em outras pautas na sociedade. "Seja na capital ou no interior, eles sempre estão lá. Ainda temos um longo caminho a percorrer, e por isso os movimentos devem pressionar a todo o momento, para não serem esquecidos", complementou.

O vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), celebrou a iniciativa do deputado Alencar Santana. "Ele convidou os mais diversos movimentos para trazerem o seu testemunho sobre as dificuldades que enfrentam", afirmou.

Além dos citados, a mesa foi composta pelo líder do Movimento de Moradia na Luta por Justiça (MMLJ), Benedito Roberto Barbosa e o coordenador nacional do Centro de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim.

alesp