Opinião - São Paulo cresce com o turismo


19/06/2018 12:23 | Da deputada Célia Leão

Compartilhar:


Nestes tempos de retomada do cresci­mento da economia, um dos setores que mais têm merecido a nossa atenção é o setor de turismo. E as razões são muitas, principalmente pelo volume financeiro que o setor gera em nosso país. Em 2016 o turismo movimentou nada menos que 4,5 bilhões de dólares, sendo responsável por um a cada dez empregos gerados no Brasil.

No Estado de São Paulo estes números são ainda mais expressivos. O turismo é responsável por 10% do PIB paulista, e gera, em todo o Estado, cerca de 1 milhão de empregos diretos e dois milhões de empregos indiretos. Todos os anos recebemos em torno de 50 milhões de turistas, domésticos e estrangeiros.

Para fomentar o setor, gerar empre­gos e renda, o governo de São Paulo vem investindo cada vez mais no aprimoramento do turismo em todo o Estado, com repasses de verbas para as nossas 70 cidades reconhecidas como estâncias turísticas e para os municípios de interesse turístico.

Entre os anos de 2011 e 2016 foram repas­sados 1,2 bilhão para o turismo. Temos a maior rede de ofertas no setor, os maiores aeroportos, as melhores rodovias e a maior rede de hotéis do Brasil, que tornam São Paulo numa potência turística no Brasil e na América Latina.

O segredo deste sucesso é o trabalho constante entre Executivo e Legislativo paulistas. Como atual Coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e dos Municípios de Interesse Turístico, composta por mais de 50 parlamentares, venho acompanhando este crescimento de maneira muito próxima.

O trabalho se concentra justamente em agregar valores para que a exploração do turismo se reverta em geração de emprego e renda para a população paulista. No final do mês de maio protocolei o Projeto de Lei nº 355/2018 que estabelece diretrizes para uma política estadual de Turismo Comunitário em São Paulo.

Com esta medida vamos aplicar o turismo em áreas onde existam povos e comunidades tradicionais, que possuam formas próprias de organização social, tais como reservas indígenas, comuni­dades quilombolas, comunidades de pescadores e favelas com histórico de visitação turística.

Com responsabilidade e sustenta­bilidade podemos explorar, gerar riqueza para todos e ajudar ainda mais no desenvolvimento do nosso Estado.

Célia Leão é deputada pelo PSDB

alesp