Plataforma para ampliar coleta seletiva é lançada em São Paulo


07/02/2019 18:04 | Campanha | Matheus Batista

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg229933.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ajudar os paulistanos no processo de separação do lixo informando horários das coletas por bairros e oferecendo informações simples de como reciclar os resíduos. Com esse objetivo, foi lançado nesta quinta-feira (7/2), o programa Movimento Recicla Sampa, da prefeitura paulista. A ação é voltada para a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. Trata-se de uma plataforma virtual para a divulgação de vídeos, tutoriais, jogos, reportagens e entrevistas sobre o tema. A página pode ser acessada pelo endereço: http://www.reciclasampa.com.br

Segundo dados da plataforma, São Paulo produz diariamente 12 mil toneladas de lixo domiciliar, 3,6 milhões de toneladas por ano, o que a coloca como a cidade que mais produz lixo em todo país. No entanto, esse quadro pode ser revertido. A Autoridade Municipal de Limpeza revelou, através da análise da composição do lixo domiciliar da cidade, que 40% dos resíduos coletados poderiam ser reciclados, o que não vem acontecendo.

Os idealizadores da plataforma esperam que a ferramenta passe a estar presente na vida dos paulistanos para o melhor descarte do lixo produzido, com informações sobre os horários das coletas por regiões, onde ficam os pontos de coletas mais próximos e disponibilizando gráficos e tutoriais sobre como separar corretamente os resíduos.

A ação é resultado da parceria entre a Logística Ambiental de São Paulo (Loga) e a EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo e conta com o apoio institucional da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), responsável pela regulação dos contratos de limpeza.

alesp