Audiência debate segurança no Metrô


19/02/2019 18:54 | Transporte | Laysla Jacob - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2019/fg230328.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A segurança no Metrô, mais especificamente na Linha 15-Prata, foi o foco de uma audiência pública realizada na Alesp, na segunda-feira (18/2). Convocada pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), a sessão reuniu metroviários, líderes sindicais, representantes do bairro de Vila Prudente e parlamentares no plenário José Bonifácio para debater pontos importantes sobre a segurança no transporte.

O encontro abordou um episódio ocorrido na Linha 15-Prata no dia 29/1, quando dois trens colidiram na via, levantando questionamentos sobre a segurança do sistema. Wagner Fajardo, coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, responsabilizou a sinalização usada nos trens: "Não pode acontecer de responsabilizarem os operadores do Centro de Controle por um problema estrutural do Metrô".

O deputado José Zico Prado (PT) explicou como uma CPI poderia auxiliar na transparência dos fatos. "A linha ainda não é privatizada, então é de responsabilidade da Secretaria de Transportes Metropolitanos. Não espero que o secretário que tomou posse em janeiro explique tudo, mas ao menos apresente as informações que tem sobre o que vem acontecendo neste ano."

Outro ponto debatido foi a privatização do Metrô. "Uma empresa privatizada só pensa no lucro e não tem compromisso com a qualidade e a segurança, nem com a vida dos servidores e usuários", declarou Giannazi.

A audiência contou com o apoio das lideranças do PSOL, do PT e do PCdoB.

alesp