Alesp participa da Campanha Março em Cores


11/03/2019 13:00 | Saúde | Fabio Donato

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Pixaby)	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2019/fg230964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Doença rara que afeta o intestino grosso e o aparelho digestivo, o câncer colorretal (CCR) afeta e acomete indistintamente homens e mulheres, sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente em ambos.

O tipo mais comum do CCR é o adenocarcinoma, que é um tumor no cólon, responsável por 95% da doença. Atualmente no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência é de cerca de 17 mil casos novos em homens e 18 mil em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019.

A ONG Instituto Oncoguia administra a campanha Março em Cores em 2019, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, os sintomas, o diagnóstico e o tratamento do CCR e outros tipos de câncer do aparelho digestivo. A ação realiza intervenções e atividades pelo país, com apoio de diversas entidades, levando informações cruciais para pacientes e familiares.

A Alesp se associa à campanha deste ano, iluminando o Palácio 9 de julho em todas as noites de março, usando a decoração para alertar quem passa nas avenidas próximas. O mote da campanha #MarçoEmCores é justamente colorir para chamar a atenção, pois uma doença como o câncer colorretal não pode "passar em branco".


alesp