Alesp realiza seminário sobre acidente vascular cerebral
05/04/2024 15:09 | Saúde | Da Redação - Fotos: Carol Jacob








A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (4), um seminário sobre acidente vascular cerebral (AVC), no auditório Teotônio Vilela. O evento foi proposto pelo deputado Edmir Chedid (União) e contou com a presença de médicos e fisioterapeutas que realizaram um ciclo de palestras. No estado, a taxa de mortalidade por causa do AVC é de 17%.
Chedid foi vítima de um AVC e, durante o evento, relembrou o período de recuperação hospitalar. "Muitos médicos que estão aqui me trataram. Foram 60 dias de UTI, 20 dias sem poder levantar a cabeça; apenas olhando para o teto. Sofri quatro AVCs e uma tromboembolia pulmonar. É um momento de alegria poder contribuir de alguma forma com aqueles que já tiveram e por aqueles que um dia poderão ter esse problema".
O deputado é coordenador da Frente Parlamentar pelo Enfrentamento do Acidente Vascular Cerebral e autor da Lei nº 17.891/2024, que institui a Política Estadual de Prevenção do Acidente Vascular Cerebral e de apoio às vítimas.
A importância de uma legislação dedicada ao tema propicia a criação de protocolos para um atendimento mais ágil e eficaz ao paciente. Segundo Elisabete Lino, neurologista e assessora de gabinete na Secretaria Estadual de Saúde (SES), é preciso gerar uma uniformidade no processo. "Por esse motivo, aprovamos uma Resolução na secretaria", comentou ela.
Prevenção
O risco do AVC pode ser minimizado em 90% a partir do tratamento da hipertensão arterial, diabetes e pelo controle do colesterol. Evitar o tabagismo e o sedentarismo é primordial para a prevenção.
No paciente idoso, alguns fatores podem causar o AVC, seja pela arritmia, arterosclerose - acúmulo de placa de gordura nos vasos que irrigam o cérebro (mais comum a partir dos 60 anos) ou pela fibrilação arterial (nas pessoas acima de 75 anos).
Nos pacientes jovens, o AVC pode ocorrer por condições genéticas, trombofilia (pré-disposição para ter o sangue mais viscoso), dissecção das artérias (separação e fechamento delas), vasculite do Sistema Nervoso Central (SNC) ou pelo uso de drogas como cocaína, crack ou outros estimulantes do SNC.
Segundo Wagner Mauad Avelar, neurologista vascular do Hospital das Clínicas da Unicamp, no caso dos jovens a reabilitação motora é mais rápida. "Por causa da neuroplasticidade, o cérebro cria caminhos alternativos para recuperar as funções do corpo afetadas pelo AVC", explicou o médico.
Identificação
Saber identificar os primeiros sintomas do AVC é fundamental para que o paciente tenha socorro imediato. Cerca de 80% dos acidentes são do tipo isquêmico, quando há bloqueio do fluxo sanguíneo em alguma veia no cérebro. Apesar da menor taxa de mortalidade é o tipo que mais deixa sequelas.
Quando o acidente vascular cerebral é do tipo isquêmico, há uma ruptura do vaso gerando uma irrigação na área, comprimindo o cérebro. É o que possui maior taxa de mortalidade, porém nos casos de sobrevivência o paciente tem menos sequelas.
O neurologista Romeu Tuma falou sobre a importância do protocolo "SAMU" para a identificação do AVC: "S - a pessoa não consegue sorrir por causa da fraqueza (dormência) de um lado da boca; A - não consegue abraçar (perda do movimento de um dos braços); M - de música ou de fala, quando a pessoa não consegue articular palavra; U - quando entendemos que é uma urgência", informou ele.
Adaptações
No processo de recuperação, é necessário que os familiares favoreçam um ambiente mais seguro para a realização das atividades diárias. Sergio Belckzak, cirurgião vascular, aponta que a readaptação da casa com barras de apoio, uso de tapete antiderrapante e fácil acesso aos utensílios domésticos para garantir a autonomia são fatores importantes.
Confira a íntegra do evento:
Notícias relacionadas
- Alesp se ilumina de azul para destacar importância da conscientização sobre a síndrome de Angelman
- Aleitamento: Alesp atua pela conscientização sobre hábito que cria conexões e salva vidas
- Parlamentares da Alesp vão a Paraisópolis premiar projetos sobre cannabis medicinal
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- A parlamentares, governo do Estado garante compra de testes para Covid e kits de entubação
- Parlamentares convidam ex-superintendente do Iamspe para esclarecimentos
- Ex-secretário de Saúde da capital presta esclarecimentos em CPI
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Alesp aprova título de Interesse Turístico para 70 municípios paulistas
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que reestrutura e amplia Defensoria Pública no estado
- Fernanda Rodrigues é aprovada por Comissão da Alesp como nova diretora da Artesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações