Alesp se ilumina de azul para destacar importância da conscientização sobre a síndrome de Angelman
14/02/2025 18:54 | Saúde | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa



Reforçar o alerta sobre a síndrome de Angelman e chamar a atenção para que mais pessoas conheçam o assunto. Por esses motivos, a sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ficou iluminada na cor azul na noite desta sexta-feira (14). Doença genética rara que afeta o sistema nervoso e o desenvolvimento motor e cognitivo, ela é causada por uma alteração no cromossomo 15, herdado da mãe. O diagnóstico precoce é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Sobre esse tema, está em andamento na Casa o Projeto de Lei nº 722/2024, de autoria da deputada Andréa Werner (PSB), que institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Angelman, a ser celebrado em 15 de fevereiro.
Esta semana, a proposta foi aprovada pelos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alesp. Em seguida, ele será direcionado para as comissões de Saúde (CS) e Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).
O objetivo da proposta é conscientizar a população sobre a síndrome, suas características, diagnóstico através de exame genético e tratamentos disponíveis, além de promover a inclusão social destas pessoas e esclarecer sobre seus direitos. Outro avanço pretendido é combater o preconceito e o estigma contra as pessoas nestas condições, incentivar a pesquisa científica e promover a formação de profissionais especializados no atendimento das pessoas com a síndrome de Angelman.
"Cerca de 80% dos indivíduos afetados sofrem com crises epilépticas, um dos principais fatores de risco para a qualidade de vida desses pacientes. A complexidade dessa síndrome, que inclui ainda atrasos no desenvolvimento motor e cognitivo, exige um diagnóstico precoce para que o tratamento adequado possa ser iniciado, minimizando os efeitos mais severos da doença", destaca a deputada Andréa Werner, na justificativa de seu projeto.
"O diagnóstico precoce é crucial, uma vez que as intervenções médicas e terapêuticas voltadas para o controle dos sintomas, reabilitação motora e acompanhamento psicológico podem proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida do paciente e de sua família", acrescenta a parlamentar.
Alguns dos sintomas da doença são atraso intelectual grave, dificuldade ou ausência de fala, convulsões, movimentos descoordenados, distúrbios de caminhada e equilíbrio, problemas gastrointestinais e riso frequente e involuntário.
Conhecimento
A Alesp sempre abre suas portas para atividades que promovam a melhoria da qualidade de vida da população paulista e, em setembro do ano passado, sediou um debate sobre a disseminação do conhecimento médico e científico sobre doenças raras. O evento foi realizado em parceria com o Instituto do Legislativo Paulista (ILP).
Na atividade, a mãe atípica e presidente da Associação Angelman Brasil, Carolina Aguiar, comentou sobre a síndrome. "Essa foi uma das primeiras doenças raras a ser descrita com um marcador genético no Brasil. Quando a síndrome é avaliada, por vezes, são observados quadros de hipsarritmia, que podem levar médicos a confundir a doença com outros transtornos. O que podemos fazer é divulgar os sistemas avançados de diagnóstico que já temos na América Latina e procurar, cada vez mais, pessoas que precisem desses serviços e de acolhimento", pontuou ela.
A Associação Angelman Brasil tem como objetivo prestar apoio e informações aos familiares de pessoas com a síndrome de Angelman, bem como a profissionais e técnicos de saúde e demais interessados de todo o país.
"Por ser uma doença genética, envolve cuidados multidisciplinares, com a necessidade de profissionais capacitados em diversas áreas, como neurologia, genética, fisioterapia e terapia ocupacional", reforça Andréa Werner.
14 mil
O Dia Internacional da Síndrome de Angelman foi criado em 2013 por associações ao redor do mundo como uma ação global para divulgar e conscientizar sobre essa condição genética rara. No Brasil, essa mobilização é ainda mais crucial, pois estima-se que entre 13 e 14 mil pessoas vivam com a síndrome atualmente.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Aleitamento: Alesp atua pela conscientização sobre hábito que cria conexões e salva vidas
- Alesp realiza seminário sobre acidente vascular cerebral
- Novembro Azul: leis aprovadas pela Alesp buscam garantir qualidade da saúde do homem
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- A parlamentares, governo do Estado garante compra de testes para Covid e kits de entubação
- Parlamentares convidam ex-superintendente do Iamspe para esclarecimentos
- Ex-secretário de Saúde da capital presta esclarecimentos em CPI
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Alesp aprova título de Interesse Turístico para 70 municípios paulistas
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Alesp aprova urgência de projetos que dão título de Interesse Turístico a 70 municípios paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Alesp aprova projeto que reestrutura e amplia Defensoria Pública no estado
- Fernanda Rodrigues é aprovada por Comissão da Alesp como nova diretora da Artesp
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Após aprovação da Alesp, lei que proíbe animais acorrentados é sancionada pelo Executivo
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações