Evento aborda políticas habitacionais


17/05/2019 15:30 | Encontro | Luiz Rheda - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

João Sette Withaker, Luiz Fernando T. Ferreira e Hélio Rodrigues<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234305.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Sette Withaker<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234306.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando T. Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234307.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O terceiro encontro da série Diálogos com São Paulo debateu as políticas públicas desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal na área da habitação. Durante o encontro, que aconteceu no auditório Teotônio Vilela, foram apresentados os desafios, propostas e soluções para maior cidade do país.

O Plano Municipal de Habitação de São Paulo (PMH), a falta de moradia, as ocupações, reintegrações de posse e o programa Minha Casa Minha Vida foram alguns dos temas abordados. Além disso, também houve discussão sobre a política das companhias de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e Metropolitana de Habitação (COHAB).

Para o deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), organizador do evento, o estado tem falhado nessa temática e por isso o assunto é um dos mais importantes atualmente no Brasil. "A moradia é um direito do cidadão e o estado, ao deixar de investir no setor, não tem cumprido o que manda a Constituição", opinou.

Segundo dados do PMH, apresentado em 2016, o déficit habitacional da cidade é estimado em 368 mil moradias, enquanto outras 850 mil estão em regiões precárias ou de risco.

Além do parlamentar, participaram da Mesa de debate Hélio Rodrigues, coordenador do Sindicato dos Químicos de São Paulo e José Whitaker, ex-secretário de Habitação de São Paulo.


alesp