Futura utilização do Minhocão é tema de audiência


27/05/2019 16:07 | Debate | Laysla Jacob - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Police Neto, Lucio Gomes e Fernando Chucre<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio Miranda, Yara Goes, Coronel Nishikawa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Chucre,  Janaina Paschoal e Caio Miranda<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Chucre e Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Autoridades e especialistas contrários e favoráveis ao desmonte do elevado Presidente João Goulart, o chamado Minhocão, reuniram-se nesta segunda-feira (27/5), no auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa para debater o assunto, que tem gerado grande polêmica, seja pela utilização do espaço, o desmonte do elevado, ou a sua viabilização para um parque suspenso.

O evento foi mediado pela deputada Janaina Paschoal (PSL) e teve na mesa o deputado Gil Diniz (PSL), o deputado Coronel Nishikawa (PSL), os vereadores Caio Miranda e José Police Neto, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Chucre, a líder do Movimento Desmonta Minhocão Yara Goes e o arquiteto urbanista Lucio Gomes Machado. Ao longo da audiência, os convidados apresentaram posicionamentos contrários e favoráveis à manter a estrutura como está.

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital, Fernando Chucre, defendeu que a implantação de um parque na estrutura do Minhocão irá trazer uma requalificação de toda a área central da cidade, fazendo assim com que seja um espaço mais bem aproveitado para a habitação. "Há uma série de ações da prefeitura para readensar e melhorar a habitação na região central. Todos os estudos feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que o impacto do fechamento do primeiro trecho para o trânsito é pequeno e servirá como referência para outros estudos. Iremos avaliar para assim viabilizar a implantação do parque no restante da estrutura", explicou.

O deputado Coronel Nishikawa destacou questões que, ao seu ver, devem ser consideradas: "Já existem ações que minimizam problemas como a desativação noturna e aos finais de semana. Eu não vejo para onde irá escoar o trânsito de cerca de 78 mil carros por dia. Outro ponto: se fizerem um parque, quem irá tomar conta para que o Minhocão não se torne um lugar invadido por traficantes e consumidores de drogas? São coisas que as pessoas não estão se preocupando", alertou.

A líder do Movimento Desmonta Minhocão, Yara Goes, defende que o desmonte do elevado seria o melhor para valorizar a região. "O desmonte é a única solução para resolver os problemas da comunidade, assim como para o desenvolvimento da cidade", justificou.

O deputado Gil Diniz, líder da bancada, se mostrou contra o Parque Minhocão e a favor da revitalização dos parques já existentes, que se encontram em estado precário.

A deputada Janaina Paschoal, idealizadora da audiência, também se posicionou sobre o futuro do Minhocão. "A minha posição é que o Minhocão deveria ser mantido como está, com as devidas obras para preservação e segurança. Por outro lado, temos outras prioridades na cidade. Também não podemos abrir mão de uma via de trânsito tão importante. Apesar do meu posicionamento, isso não me impede de ouvir outros pontos de vista de forma democrática. É um debate importante", explicou.

alesp