Secretário fala sobre redução na espera do atendimento aos pacientes oncológicos


29/05/2019 11:49 | Saúde | Isabella Tuma - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

José Henrique Germann Ferreira e Analice Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234792.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alex de Madureira e Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234793.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edna Macedo e Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234794.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Cury e Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234795.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid e André do Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234796.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234797.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Hideki Kanamura e José Henrique Germann Ferreira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234798.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As filas de espera para consultas com oncologistas tiveram uma redução de cerca de 50%, informou na quarta-feira (29/5) o secretário de Saúde do Estado de São Paulo aos deputados da Comissão de Saúde. Segundo José Henrique Germann Ferreira, na Grande São Paulo a redução ultrapassa esse índice. "Isso se deve ao aumento do número de consultas e vagas que abrimos " gradativamente ", e pela extensão de horários", explicou.

O secretário compareceu à Alesp para prestar contas de sua Pasta referentes ao primeiro quadrimestre do ano. Germann Ferreira destacou também a criação de novos aplicativos para o setor, que possibilitam que pacientes com dispositivos móveis possam agendar consultas e ter acesso ao seu histórico médico com mais facilidade. Os aplicativos Linhas de Cuidado e Multisaúde serão adotados pelas Unidades de Saúde Básica de São Paulo, assim como o Agenda Fácil, implantado em 2018.

A deputada Analice Fernandes (PSDB), presidente da comissão, ressaltou a importância desse passo para a área de saúde. "Favorece muito a vida dos usuários, como aqueles que acabam adoecendo e não sabem exatamente os quadros apresentados há alguns meses. A pessoa terá todo o histórico em seu celular. Outras questões importantes são referentes aos prontuários digitais e ao alinhamento da conduta dos médicos na rede pública de saúde " onde a padronização diminui gastos e agiliza os atendimentos".

Germann explicou que a inovação tecnológica chega "justamente para facilitar ao usuário o acesso ao profissional e da mesma forma transmitir suas informações".

Dengue

Sobre o aumento de casos da dengue tipo 2 no estado, o secretário alegou que pode ter ocorrido em razão de "o vírus estar fora de circulação há muito tempo. Quando isso acontece, ele volta e cria uma nova situação por força de imunidade das pessoas". Destacou que existe um trabalho voltado para o controle, principalmente em residências e procurando criadouros de larvas e mosquitos, além das medidas comumente tomadas " como a técnica de fumacê.

Estiveram presentes na reunião, além da deputada citada, os parlamentares Alex de Madureira, André do Prado, Aprígio, Ataide Teruel, Caio França, Carlão Pignatari, Cezar, Dirceu Dalben, Edmir Chedid, Edna Macedo, Fernando Cury, Itamar Borges, Janaina Paschoal, José Américo, Ricardo Madalena e Vinícius Camarinha.


alesp