Especialista analisa Reforma da Previdência na Alesp


29/05/2019 19:34 | Encontro | Karina Freitas - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

André Bolini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Bolini	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2019/fg234983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Reforma da Previdência foi tema da palestra ministrada pelo administrador de empresas André Bolini, realizada no auditório Teotônio Vilela, na quarta-feira (29/5).

O palestrante explicou sua visão sobre os problemas do sistema previdenciário no cenário atual. "A previdência tem um problema estrutural pelo formato em que ela se baseia, a gente tem um sistema de repartição, ou seja, a geração atual custeia, paga os benefícios da geração já aposentada. Isso no passado era sustentável uma vez que a população tinha majoritariamente jovens em relação a poucos idosos, proporcionalmente. O que ocorre é que houve uma mudança do perfil demográfico porque os idosos passaram a viver cada vez mais, isso por avanços da medicina, avanços do próprio país, e a mulheres passaram a ter cada vez menos filhos".

Idade mínima

O administrador defendeu a reforma, enfatizando a importância de uma idade mínima para o idoso poder se aposentar, citando a distorção que o modelo de aposentadoria por tempo de contribuição pode causar. "Temos uma classe média que tem em geral grandes empregos formais durante 30/35 anos mais facilmente conseguindo se aposentar aos 50/55 anos. Teoricamente a previdência é justamente uma seguridade para proteger aqueles que não conseguem mais empregabilidade em virtude da idade. Não faz sentido a gente gastar dinheiro com um adulto que tenha os seus 50 anos, 55 anos e ainda possa trabalhar, mas já conquistou os requisitos para conquistar uma aposentadoria. Não faz sentido termos o gasto", argumentou.

O deputado Daniel José (NOVO) estava presente em apoio ao evento. "A ideia do ciclo de palestras é trazer cada vez mais a sociedade para mais próximo da Assembleia Legislativa. Apesar de estarmos no meio da cidade, às vezes todos passam na frente do Palácio 9 de julho e não sabem que aqui é uma Casa de Leis e que é a Casa do Povo, então a ideia é discutir temas que são importantes, relevantes para o país como, por exemplo, a Reforma da Previdência", disse o parlamentar.


alesp