Combate ao alcoolismo é debatido em comissão


04/06/2019 16:55 | Saúde | Isabella Tuma - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235255.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235256.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235258.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2019/fg235260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A semana em que estiver compreendido o dia 1º de setembro ficará instituída como Semana Estadual de Combate ao Alcoolismo no Estado de São Paulo. O Projeto de Lei 1.545/2015 foi aprovado nesta terça-feira (4/6) pela Comissão de Saúde da Alesp. A medida teve como relatora a deputada Edna Macedo (PRB), que ressaltou a importância de a sociedade combater o alcoolismo: "todos os anos presenciamos ações de combate ao tabagismo, inclusive nos maços de cigarro há explicações sobre os malefícios do fumo. Por que ainda não fazem da mesma forma em garrafas de cerveja e vinho, por exemplo? O alcoolismo é uma coisa muito triste e muito recorrente na nossa sociedade", disse. A parlamentar comentou também que, por ser uma droga lícita e facilmente encontrada, deve ser ainda mais tratada com seriedade.

A presidente da comissão, deputada Analice Fernandes (PSDB), defendeu a aprovação de requerimento que propõe a criação de uma subcomissão para acompanhar a atuação das Organizações Sociais de Saúde (OSs): "sabemos que as OSs têm um papel preponderante hoje nos municípios, porém, existem OSs que encontram nesse nicho uma maneira de lucrar e fazer negócios. Combateremos, nesta comissão, essas criadas com um único fim, o lucrativo. Vamos direcionar nossas emendas para aquelas que têm feito um trabalho sério e importante para a saúde do estado", finalizou. O requerimento do deputado José Américo teve pedido de vista.

Estiveram presentes na reunião, além dos deputados citados, os parlamentares Alex de Madureira, André do Prado, Ataide Teruel, Caio França, Edmir Chedid, Fernando Cury, Itamar Borges, Janaina Paschoal, e José Américo.


alesp