Curso Defenda PM entrega certificado aos oficiais militares


07/06/2019 12:04 | Evento | July Stanzioni

Compartilhar:


Na sexta-feira (7/6), aconteceu no Plenário Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa, a entrega de certificados do 1º Curso de Assessoria Parlamentar em São Paulo do DEFENDA PM.

Com o objetivo de capacitar profissionais da segurança pública para conhecer e atuar na atividade legislativa em todos os níveis (federal, estadual e municipal), o encontro contou com 43 inscritos do Estado de São Paulo (Capital e Interior), do Amazonas, do Maranhão, do Piauí, do Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina.

Ernesto Puglia Neto, Coronel da Reserva da Polícia Militar de São Paulo e secretário executivo da Defensa PM, ressaltou a importância do evento na casa legislativa paulista. "Esse curso visa preparar os oficiais de São Paulo para atuarem como assessores parlamentares. Não a assessoria feita em um gabinete. Mas uma assessoria institucional. Como o oficial pode dentro de suas atribuições diárias e seu serviço atuar em prol da sua instituição", declarou.

No curso desta semana os alunos tiveram acesso a diversos conteúdos, entre eles, processo legislativo, ministrado pela professora Cristina Duarte que elogiou os alunos. "Esses alunos foram excepcionais, perguntaram várias coisas, participaram a aula inteira, um dos melhores grupos que dei aula até hoje", comemorou a mestre.

Outras matérias foram abordadas no curso, como o processo Legislativo federal, Assessoria no Congresso Nacional, Emendas Parlamentares no Orçamento da União e Assessorias Militares nos Órgãos Públicos.

A entrega dos certificados contou com a presença do deputado Tenente Nascimento (PSL), que também é coordenador da Frente Parlamentar da Cidadania e da Segurança pública. O parlamentar contou sobre as demandas que surgiram após cinco dias intensos de curso.

"Conversamos com os alunos sobre uma ação existente em Santa Catarina que se chama "termo circunstanciado". Nela, o policial militar resolve a ocorrência no próprio local em vez de levar para o distrito policial - de onde demandaria tempo e deslocamento da força policial, onde ele poderia atuar em outra ocorrência", finalizou o parlamentar.

A organização do curso foi da AOMESP - Associação dos Oficiais Militares do Estado de São Paulo. Este foi o primeiro evento da categoria em solo paulista.


alesp