Confira o bate-papo com a deputada Marina Helou


26/07/2019 14:00 | Diga Deputada | Manuela Sá - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236952.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236953.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236954.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg237021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nestes próximos dias, vamos conhecer um pouco mais sobre as expectativas dos principais personagens do legislativo estadual paulista para os próximos quatro anos: os deputados.

Depois de quatro meses de mandato, o que será que eles esperam? Em quem eles se inspiram? Quais as prioridades de cada gabinete?

A entrevista desta edição é com a deputada Marina Helou.

Os últimos quatro meses

Vivemos um momento difícil na política em que os discursos são muito polarizados, buscando narrativas de fáceis adesões e pouca profundidade, pouco olhar técnico e pouca política pública baseada em evidências. Mas ao mesmo tempo nós vemos a população entendendo a importância da política na nossa vida e querendo participar.

Aqui na Alesp tenho vivido um período de experiência e de aprendizado únicos em que nos dedicamos a seguir as bases do mandato para que nos próximos anos a gente consiga resultados significativos. Acho que consegui absorver bastante do funcionamento da Casa, do regimento interno e passei a entender tudo o que está acontecendo. Hoje participo de três comissões: da Ciência, Tecnologia e Informação, da Defesa e dos Direitos das Mulheres e da Comissão de Constituição e Justiça, na qual me tornei vice-presidente.

Um dos nossos grandes pilares de atuação é a participação política e conseguimos coisas muito interessantes nesses primeiros meses. Estou muita animada em continuar construindo o nosso mandato com a participação da população. Estamos produzindo um planejamento estratégico profundo para chegarmos aos resultados esperados, às metas que nos propusemos e às entregas para cada área.

Projetos, legado e futuro

Temos alguns objetivos estratégicos. A primeira infância, que vai de 0 a 7 anos - a idade mais importante do desenvolvimento humano " e temos várias políticas públicas neste sentido. Coordeno a primeira "Frente Parlamentar pela Primeira Infância" aqui da Alesp. Estamos construindo toda uma visão de política pública transversal sobre esse tema e entendemos que isso pode ser muito importante para o Estado.

Um outro ponto é a sustentabilidade e nós coordenamos a "Frente Parlamentar Ambientalista pela Água e Saneamento Básico" e a "Frente pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", para debater uma atuação focada principalmente no que atinge a população diretamente como: água, saneamento básico e direitos humanos na segurança pública. Entendemos que uma das principais demandas da população hoje no Estado é a segurança e acreditamos que não é preciso mais repressão, a lógica mais colocada hoje em dia. Precisamos de um olhar integrado para cuidar das pessoas em situação de cárcere, mas também dos politicais.

Um outro pilar é a participação política e entendemos que muito do que se vai construir aqui no parlamento tem mais força se for construído com a população. Temos feito vários eventos como o Mutirão Legislativo, o Laboratório LDO e o próprio Cine Alesp para explicar a política e atrair as pessoas para a Assembleia.

O último pilar é o mandato de excelência, ou seja, como podemos realmente ocupar todos os espaços e todas as construções que temos feito aqui com qualidade, com estudo, com profundidade. Queremos ter uma atuação legislativa significativa.

Inspiração e referências

Uma referência que eu sempre cito é a Marina Silva, uma mulher negra, do norte do país, que tem uma história super difícil de vida e que conseguiu se tornar uma grande referência pública. Ela ocupou a política quando pouquíssimas mulheres ocupavam, em uma região onde não tinham mulheres na política. Foi vereadora, deputada, uma senadora incrível e uma ministra do meio ambiente que trouxe ganhos significativos e que até hoje se revertem em benefícios para o Brasil. É uma mulher que realmente me inspira.

Além dela, gosto da Chimamanda, uma escritora nigeriana que traz uma nova perspectiva sobre a literatura africana para o mundo. Gosto também da Greta, uma menina jovem, de 17 anos, que está revolucionando a estrutura de relação com a mudança climática, algo urgente.

alesp