Assembleia Legislativa homenageia o Projeto Esculpir


02/08/2019 15:48 | Sessão Solene | Maurícia Figueira - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem ao Projeto Esculpir<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Projeto Esculpir<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Ricardo Fernandes de Assumpção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Salomão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lídia Freitas do Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237340.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Jurandir Andreazza Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237341.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em homenagem ao Projeto Esculpir	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237342.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Crianças e jovens tocando o Hino Nacional com violões. Dessa forma foi iniciada a Sessão Solene em homenagem ao Projeto Esculpir nesta sexta-feira (2/8), no Plenário Juscelino Kubitschek da Alesp. A associação foi a homenageada na solenidade convocada pelo deputado estadual Douglas Garcia (PSL).

Entre os 18 violonistas, estava Júnior Dossous, de 12 anos. Uma das crianças do Projeto Esculpir, Júnior nasceu na República Dominicana e está no Brasil há um ano. Morador de Santos, no Projeto aprendeu a tocar violão e também caratê. "É bom estar no Projeto Esculpir, pois tenho um futuro na minha vida", disse Júnior, que pretende ser professor. A Orquestra de Violões também tocou as músicas As pastorinhas e Brasileirinho.

A associação atende crianças e adolescentes em situação de risco no contraturno da escola. Entre as atividades desenvolvidas estão aulas de violão, caratê, jiu jitsu, xadrez, artesanato, costura. "É minha primeira sessão solene, escolhi esse projeto pela sua importância. Os voluntários estão tirando as crianças do que não presta, mostrando a elas outra realidade", afirmou Douglas Garcia. "Eu não poderia deixar de abrir as portas da maior Assembleia Legislativa da América Latina para um projeto tão importante. Acredito que a partir de agora o projeto vai tomar um impulso gigantesco, quem sabe até indo para outras cidades."

Voluntária do Projeto Esculpir, Karina Nishi contou que os voluntários também levam e buscam as crianças na escola, para que não façam o trajeto sozinhas. "O bairro é de 100% de risco social. As crianças que ficam na rua, sem nenhuma atividade saudável, estão envolvidas com tráfico de drogas." Ainda d acordo com Karina, falta no Brasil investimento sério nas crianças. "Infelizmente a educação como um todo está muito ruim no país, a prova disso é que todas as atividades realizadas para as crianças, com bons professores, incentivando a disciplina, o empenho, geram muito resultado. Dentro de cada criança existe uma riqueza infinita e estamos deixando isso passar."

O Projeto Esculpir, cujo significado é Espaço Cultural da Polícia Integrada, foi uma iniciativa dos policiais militares da região do Mercado Municipal de Santos. Roberto Andreazza Filho, presidente do Projeto, ressaltou que não há ajuda governamental ao projeto. "Conseguimos mante-lo sem dependência política", declarou.

A sessão solene foi a primeira homenagem recebida pela associação. Roberto Andreazza Filho destacou a novidade: "As crianças subiram a serra pela primeira vez. Nós nunca tivemos uma homenagem como esta. As crianças estão muito entusiasmadas, ansiosas. Esta noite, elas devem ter dormido muito mal. Elas estão felizes."

alesp