Audiência debate situação de alunos da modalidade EJA


09/08/2019 16:29 | Debate | Ines Jordana - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Carlos Giannazi, Professor Rafael, Professor Bonfim, Valdirene (aluna) e Gustavo (aluno)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professor Bonfim, Valdirene (aluna) e Gustavo (aluno)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237766.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diana (aluna) e Professor Renato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237767.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg237768.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que permite a pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio, a possibilidade de retomar seus estudos. A Alesp sediou uma Audiência Pública contra o fechamento do EJA e falta de funcionários em escolas estaduais do estado. A conversa está relacionada ao Projeto de lei do deputado Carlos Giannazi (PSOL), proponente do encontro, realizado na sexta-feira (9/8), com a presença de professores, representantes e alunos.

Atualmente a Escola Estadual Clodomiro Carneiro possui seis salas de Educação para Jovens e Adultos. Segundo Rafael Valmoleda, ex-professor do instituto, o programa tem sofrido ameaças de fechamento pela Diretoria de Ensino da Região Norte 1. "A escola se mobilizou, porque atendemos também pessoas de outros bairros, regiões e proximidades.", explicou.

Ainda de acordo com Rafael, o Ensino de Jovens e Adultos já foi fechado em dez escolas da região, o que impossibilita a continuidade de alguns alunos pela distância.

Há dez anos, Valdirene Silva foi uma das alunas prejudicadas pelo fechamento do ensino na Escola Estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho. Atualmente ela cursa o 2º ano médio da EJA e leva 1h30 para chegar ao bairro da escola. "Estamos aqui para contestar o fechamento das salas de aula. Fica muito difícil se deslocar todos os dias para outro bairro", explicou.

O encontro também destacou funcionários na Escola Estadual Professor Paulo Rossi. Segundo Ana Paula Groba, mãe de duas crianças, o instituto está sem Agentes escolares para acompanhar a entrada e saída de alunos. "A comunidade esta muito preocupada, porque quem está fazendo o trabalho desses seguranças é o corpo docente e os alunos", explicou.

O Projeto de Lei 788/2019, do deputado Carlos Giannazi, obriga a Secretaria da Educação do Estado a manter turmas presenciais e a divulgar o processo de matrículas da EJA. "Além das denúncias, estou acionando o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas e a Comissão de Educação da Assembleia para que eles reabram todas as salas fechadas até agora", concluiu o parlamentar.

alesp