Comunidade Nikkey é homenageada na Alesp


16/08/2019 21:32 | Sessão Solene | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Ushitaro Kamia, Pedro Kaká, Marcio da Farmácia e Marcio Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238281.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Akira Kusunoki<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238282.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da Sessão Solene	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238283.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238284.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arnaldo Katayama<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238285.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio da Farmácia e Marcio Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238286.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Kaká e Marcio da Farmacia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238287.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Akira Kusunoki, Ushitaro Kamia, Pedro Kaká, Marcio da Farmácia e Marcio Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238288.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238289.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo foi concedido a Francisco Noriyuki Sato, presidente e fundador da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustradores na última sexta-feira (16/08), na Alesp. "É muita honra estar aqui nesta Casa e receber essa importante homenagem. É a primeira vez que recebo algo assim", declarou emocionado Francisco Noriyuki Sato.

Quem também recebeu a maior honraria do parlamento paulista foi o criador do Festival de Cultura Brasil-Japão, Arnaldo Katayama. "Não sei se sou merecedor dessa homenagem, pois qualquer evento precisa de muita gente para trabalhar. Quem realmente merece ser lembrado são eles que nos ajudam", disse Katayama.

A honraria foi concedida pelo deputado Márcio da Farmácia (PODEMOS). O parlamentar falou da admiração pela cultura japonesa. "É importante essa homenagem, pois a família Nikkey faz parte da cultura brasileira. Uma mistura entre os países, um orgulho. É um projeto que vem do deputado Pedro Kaká, por isso tenho a honra de presidir essa sessão solene", afirmou.

O ex-deputado Pedro Kaká corroborou com o colega do legislativo. "É uma grandeza a cultura nipônica e ela está muito bem integrada à realidade brasileira".

O festival, que também é conhecido como To-Sá Matsuri, traz comidas típicas, área de games e cosplay " fãs fantasiados com personagens de mangá e animes. O evento que está na 8ª edição acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto no Parque da Água Branca, zona oeste da capital paulista, e será aberto ao público das 9h às 19h30, com diversas atrações de lutas marciais.

Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustradores

O objetivo da Abrademi é a divulgação da cultura popular japonesa, principalmente o mangá. Para ser um associado é necessário ter interesse pelo assunto e demonstrar aptidão e vontade de colaborar com o sistema associativo, pois a entidade se mantém graças ao trabalho coletivo de seus membros ativos. Em compensação não é cobrada nenhuma taxa dos associados participantes.

A Abrademi não é um fã-clube, não vende cópias piratas de fitas de vídeo, não publica mangá japonês sem autorização e nem vende cópias de imagens de qualquer tipo, por respeito às normas de direitos autorais. Quem tem interesse apenas em colecionar, deve procurar empresas especializadas.

alesp