Undime pede valorização e investimentos na educação infantil


20/08/2019 18:30 | Educação e Cultura | Fabio Donato - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Luiz Miguel Martins Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238348.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Engler e Professor Kenny<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"O processo de desenvolvimento do país depende do processo de evolução da escola pública". Foi assim que o presidente da diretoria executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP), Luiz Miguel Garcia, abriu a sua fala na reunião da Comissão de Educação e Cultura da Alesp. A reunião desta terça-feira (20/8), realizada no Plenário D. Pedro I, ouviu o educador sobre a metodologia e acompanhamento do Plano Estadual de Educação (PEE). Garcia apontou os desafios que a Undime tem na estruturação do PEE, que no momento não é acompanhado pela instituição. "A grande questão que se coloca hoje é o desafio da educação infantil, a própria mudança no financiamento da educação faz com que a educação infantil fique defasada. Temos ainda outras questões que são estruturantes, como o freio no incentivo à educação em tempo integral", afirmou Garcia.

Pautas como a valorização dos profissionais da educação e a reformulação estrutural nas escolas estaduais foram temas das questões dos deputados.

A presidente da comissão, deputada Professora Bebel (PT) demonstra preocupação com a extinção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). "Com certeza se isso se tornar realidade desmonta toda a educação básica. Hoje, a cada aluno matriculado na educação infantil, vem pro Fundeb e volta de acordo com o número de matrículas, isso dá rotatividade para a educação básica", afirmou a parlamentar.

Além da presidente, os deputados Roberto Engler e Professor Kenny compareceram à reunião.


alesp