Ex-secretária de Educação de Osasco sugere disque-denúncia em lançamento de Frente Parlamentar


21/08/2019 21:30 | Encontro | July Stanzioni - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Frente Parlamentar em defesa da infraestrutura da Rede Estadual de Ensino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emidio de Souza	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238546.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238547.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238548.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Investimento na Infraestrutura da Rede Estadual de Ensino realizado na quarta-feira (21/8) contou com a presença de Mazé Favarão, professora e ex-secretária de Educação de Osasco.

A educadora fez uma proposta para que a infraestrutura dos prédios escolares seja mais bem fiscalizada. "Será muito bem utilizada pelos professores e funcionários com um eventual disque denúncia. O professor poder ligar e falar: "olha, choveu e quebraram tantas janelas e continua assim há duas semanas" ou então "na minha escola teve um desmoronamento de muro e estão entrando pessoas que não pertencem à comunidade". É algo necessário. O professor será visto e ouvido e vai alimentar os dados para melhorias. Por isso essa frente é muito importante, para encaminhamentos como estes acontecerem", ressaltou.

Durante o lançamento da Frente também foi discutido o aumento dos valores destinados à educação. Segundo o deputado Emídio de Souza (PT), a previsão do orçamento para pasta neste ano subiu de 200 para R$ 437 milhões. Valores que, segundo o parlamentar, ainda são insuficientes para um bom trabalho na área.

Defensor de mais investimentos para a rede estadual de ensino, o parlamentar é autor do PL 724/2019 que institui o Portal da Transparência das Escolas Estaduais de São Paulo.

"Chegou a hora de o Estado ampliar o investimento. Os recursos para a manutenção das escolas, desde 2014, vêm caindo ano após ano e queremos reverter essa situação, alocando mais recursos para garantir que as escolas tenham mais qualidade", analisou.

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado apresentado por Mazé Favarão durante o encontro mostrou que em 133 escolas visitadas entre 2014 e 2018, 95% delas não possuíam laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros; 37,6% não tinham área delimitada para merenda e outras 2,9% não contavam com banheiro para os alunos.


alesp