Assembleia Legislativa lança Frente Parlamentar de Apoio de Combate ao Câncer


26/08/2019 22:10 | Encontro | Lucas Pascoto - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238671.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> General Peternelli e Joice Hasselmann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Joice Hasselmann e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Valeria Bolsonaro e Junior Bozzella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238674.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238675.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O evento realizado nesta segunda-feira (26/8) reuniu médicos, deputados estaduais e federais que se solidarizaram com a causa. No Brasil 600 mil brasileiros desenvolvem o câncer todo ano, sendo que 60% dos pacientes que chegam até o Sistema Único de Saúde (SUS) estão em estágio final da doença. A idealizadora da frente parlamentar foi a deputada Valeria Bolsonaro (PSL). Para ela existem diversos objetivos a serem alcançados por esse grupo de trabalho. "A gente não fala só em redução no número de casos, falamos de tratamento, em condições de vida dos pacientes e precisamos também fortalecer a prevenção. Disseminar a prevenção pode facilitar o tratamento do câncer", disse.

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL) também participou do evento e disse que irá lançar uma frente com o mesmo tema na Câmara Federal. "Vou iniciar a busca de assinaturas e apoio na Câmara para lançar essa frente parlamentar. Seria importante nos integrar com o grupo da Alesp. As soluções locais atingem um grupo menor de pessoas, por isso é importante debater esse tema no âmbito federal para que possamos salvar mais vidas".

O diretor do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, explicou que existe uma defasagem nos valores repassados para o tratamento de pacientes com câncer. "O custo de um paciente com câncer é 500 vezes maior que os pacientes de saúde primária e secundária, e as entidades recebem o mesmo valor para o tratamento, então há uma desigualdade entre os valores", disse.

A nova frente parlamentar da Alesp irá debater a criação de políticas públicas voltadas para os pacientes com câncer.


alesp