Audiência pública debate a Reforma Tributária


09/09/2019 16:07 | Encontro | Lucas Pascoto - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Douglas Izzo e Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239450.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239451.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Gil Introini e Douglas Izzo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239452.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Rodrigues e Juliane Furno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239453.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Gil Introini, Douglas Izzo e Luiz Fernando Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239454.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Gil Introini, Douglas Izzo, Luiz Fernando Teixeira, Hélio Rodrigues e Juliane Furno	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239455.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239456.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O evento realizado na segunda-feira (9/9) contou com a presença de economistas, líderes sindicais e membros da sociedade civil. Para a maioria dos participantes do evento a reforma tributária que está em tramitação no Congresso Nacional não é a ideal.

O deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) foi quem organizou o evento. Na opinião dele os tributos do país estão desproporcionais. "No Brasil as grandes fortunas e a distribuição de lucros e dividendos não tem nenhuma tributação, e o salário do trabalhador é tributado. Enquanto quem ganha pouco deve pagar imposto de renda, o grande capital paga uma quantia muito baixa de impostos, deixando desigual essa tributação".

Uma das palestrantes do evento, a economista Juliana Furno, afirmou que uma reforma tributária é uma alternativa para que o Estado consiga cumprir com as funções financeiras dele. "Em um período em que o país vive uma grave crise fiscal, em que ouvimos que o Brasil não tem dinheiro e que é necessário cortar gastos sociais a reforma tributária serviria como uma possibilidade de ampliar o espaço fiscal e a arrecadação do estado para que consiga prover os serviços públicos de qualidade".

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Tributária está em tramitação no Congresso Nacional e ainda passará pelas comissões da Câmara dos Deputados.


alesp