Palestra aborda questões de economia no Brasil


13/09/2019 18:30 | Encontro | Fabio Donato - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leonardo Siqueira e Daniel José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel José<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leonardo Siqueira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239839.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Brasil tem dimensões continentais: o quinto país em habitantes do mundo, são cerca de 210 milhões de pessoas espalhadas por aproximadamente 8,5 milhões de km2 e uma quantidade exorbitante de recursos naturais. O Plenário José Bonifácio da Alesp recebeu nesta quinta-feira (12/9) uma palestra com o título "Porque somos um País pobre?". Leonardo Siqueira, mestre em economia pela Barcelona Graduate School, foi o responsável por responder a esta questão tão abrangente e complexa.

O evento, de iniciativa do deputado Daniel José (NOVO), teve o objetivo de abordar pontos sobre o aproveitamento de recursos, posição geográfica, clima e outros aspectos que ajudam países a se desenvolverem mais que outros e qual a situação do Brasil neste cenário.

O parlamentar respondeu à questão central da palestra afirmando que sim, o Brasil é um país pobre. "Quando a gente olha os indicadores de desenvolvimento humano e econômico, todos mostram que ainda temos muito a percorrer".

Leonardo Siqueira apontou caminhos que, em sua opinião, podem ajudar o país a melhorar o panorama. "O bom do diagnóstico do Brasil é que os problemas não são novos, são bem antigos. Temos um país atrapalhado no sistema tributário, também temos problemas de saneamento básico. O que precisamos é melhorar a segurança jurídica e tornar o país mais simples", afirmou.

O evento faz parte de uma série de palestras do Partido NOVO, abordando a pauta de economia liberal.


alesp