Frente parlamentar debate políticas públicas para os motociclistas


18/09/2019 13:32 | Encontro | July Stanzioni - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240046.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo levantamento da Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo (CET), 366 motociclistas morreram em decorrência de acidentes no trânsito da cidade em 2018. 90% deles eram homens e trabalhavam como entregadores.

Na reunião na Assembleia Legislativa da última terça-feira (17/9) o presidente do Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas Intermunicipal do Estado de São Paulo, Gilberto Almeida dos Santos, pediu a regulamentação do motofrete.

"Este ano faz 10 anos da lei federal que regulamenta o serviço de motofrete e mototáxi no país, mas aqui no Estado de São Paulo a lei não avançou como gostaríamos que fosse. O número de motos cresce a cada dia, como o número de acidentes e problemas sociais. A frente parlamentar tem tudo a ver com este momento que é a precarização da mão de obra da classe", alertou.

Para tratar da segurança dos motoqueiros e também criar políticas públicas para essa categoria, foi lançada na Casa uma frente parlamentar sob o comando do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (REPUBLICANOS).

"O objetivo da frente é buscar o equilíbrio. Temos a questão dos motofretistas, dos motoboys, uma categoria que cresce em todo o país. Esta Casa de Leis, que é a maior da América Latina, precisa olhar com mais atenção e buscar políticas públicas para essa categoria. Hoje com a situação do desemprego, o pai de família acaba adquirindo uma motocicleta para levar o pão diário para casa", declarou o parlamentar.

Representantes do setor empresarial também participaram do lançamento da frente. O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Motopeças do país, Orlando Cesar Leone, enalteceu o debate. "Nós estamos acompanhando as questões de mortalidade no trânsito há muito tempo. Encontramos na Casa e com o deputado Jorge Wilson a preocupação com a nossa classe".

A Prefeitura de São Paulo realiza entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana da Mobilidade 2019. Organizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) " por meio da CET, da São Paulo Transporte (SPTrans) e pelos departamentos de Transportes Públicos (DTP) e de Operação do Sistema Viário (DSV) ", em parceria com as secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Educação e da Pessoa com Deficiência, a programação traz um conjunto de ações voltadas à segurança e à convivência saudável entre os diversos modais no trânsito da cidade.

A Semana da Mobilidade 2019 na cidade de São Paulo contará com diversas outras atividades. Para conhecer a programação completa e participar, acesse o site http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br


alesp