Motoristas de aplicativos reivindicam melhoria nas condições de segurança no trabalho


25/09/2019 13:26 | Encontro | Karina Freitas - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma audiência pública, na terça-feira (24/9) discutiu a mobilidade urbana no Estado de São Paulo e as novas realidades no trânsito em São Paulo. O encontro foi realizado no auditório Franco Montoro, por iniciativa da deputada Isa Penna (PSOL).

Motoristas e entregadores por aplicativos pediram políticas públicas para o setor e a regulamentação dessas novas profissões, com garantia de direitos trabalhistas.

"Nós buscamos na Casa um conjunto de normas que visem a segurança da modalidade como um todo, englobando a segurança do motorista e do passageiro", disse o presidente da Coopdrivers, Cooperativa de Motoristas Autônomos do Estado de São Paulo, Paulo Reis.

A presidente da Associação de Motoristas Independentes de São Paulo, Dani Taiba, salientou a necessidade da conscientização dos passageiros. "Peço que as pessoas sejam conscientes e rápidas na hora do embarque, porque muitas vezes a gente fica esperando em áreas complicadas".

De acordo com o Sindicato dos Motoristas de Aplicativo, nos últimos três anos 56 motoristas foram assassinados na capital paulista e região metropolitana.

A deputada Isa Penna falou que ainda existe um longo caminho a ser percorrido e que o problema tem que ser enfrentado. "A gente vê uma revolta justa, legítima, porque de fato parece que as plataformas, com todo respeito aos seus representantes, vieram aqui com um discurso pronto e que não está convencendo os trabalhadores".

Técnicos da Secretaria de Segurança Pública foram convidados para participar, mas não compareceram.


alesp