Meu ponto de vista sobre os debates no Plenário da Alesp


30/09/2019 07:35 | Opinião | Ataide Teruel*

Compartilhar:

Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240641.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Utilizo este importante espaço, para colocar minha opinião sobre os debates que são travados em Plenário nesta Assembleia.

Mesmo sabendo que o que tenho a dizer não seja a opinião de todos, acredito que, como parte integrante do Legislativo, fomos eleitos para avaliar´, debater e votar projetos, tanto de iniciativa do Legislativo quanto do Executivo. Também cabe a nós fiscalizarmos o próprio Executivo, em todas as suas áreas de atuação.

Cada projeto de lei tem que ser, necessariamente, debatido por seis horas, quando de urgência ou doze, se regimental. Porém, o que tenho constatado em Plenário, são infindáveis discussões partidárias e ataques pessoais injustificados, em vez de cuidarmos de nossa missão como representantes do povo.

Muitas vezes me pergunto onde estão os debates sobre como melhorar a deteriorada situação da saúde pública em nosso Estado? Onde estão as discussões e propostas para, efetivamente, expor e enfrentar as mazelas que afligem nossa população? Onde estão os esforços em prol daqueles que pagam os impostos e que nos elegeram? Muitos estão sofrendo com o desemprego, educação deficitária para seus filhos, insegurança e, em muitas casas, não tem sequer pão suficiente para o café da manhã.

Devemos transformar nossos debates em oportunidades para a boa discussão, sadia, inteligente, apartidária. Abrir espaço para a discussão democrática e para troca de ideias tão necessárias a fim de tentarmos colaborar com a problemática situação do nosso país.

Em Plenário, muitas vezes, dependendo do assunto, quando questionado ou apartado, um deputado ou deputada reage de forma provocativa, irônica ou, até mesmo, agressiva.

Durante os pronunciamentos de nossos colegas, muitas vezes ficamos completamente alheios, sem prestar a mínima atenção no que é dito pelo parlamentar.

Todos sabemos o quanto a atividade política neste país está denegrida e desacreditada. E somente nós, parlamentares dessa Casa do Povo, podemos melhorar essa imagem.

Afinal é responsabilidade de cada deputado, através de seus atos e palavras, contribuir para uma sociedade mais justa, que atenda todas as demandas da população e à altura da grandeza de nosso Estado.

*Ataide Teruel é deputado pelo PODE

alesp