Parlamentares discutem projeto de lei sobre dislexia


01/10/2019 15:33 | Reunião | Karina Freitas - Foto: Fernando Oliveira

Compartilhar:

Palestra sobre a dislexia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg240764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O publicitário Felipe Ponce, conhecido como Pippo, foi diagnosticado com dislexia aos 10 anos de idade, e desde 2014 tem o blog Dislexclub, que dá apoio e dicas para dislexos. Ele foi uma das inspirações do deputado Roberto Morais (CIDADANIA) para criar o projeto de lei 949/2019 que cria o programa de diagnóstico e apoio aos alunos com Dislexia e TDAH na rede estadual de ensino. "É como se fosse a rampa para um cadeirante. O cadeirante precisa da rampa para chegar a um ponto mais elevado, então esse projeto de lei é a rampa que os dislexos precisam para assim conseguirem se desenvolver bem", declarou o publicitário.

A dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade no reconhecimento das palavras. Segundo a diretora da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), psicóloga Maria Inez De Luca, é necessária uma atenção especial dos profissionais da educação com as crianças que têm o transtorno.

"Ele precisa de uma escola regular em que a professora seja interessada, dando tempo a mais para fazer as avaliações. É preciso também que seja lida a prova para que ele tenha uma compreensão mais rápida e que ele possa fazer em uma sala separada", exemplificou.

O deputado Roberto Morais (PPS) disse que a intenção é colocar nas escolas professores que tenham um treinamento para lidar com as situações, dando um tratamento diferenciado para o aluno dislexo e conscientizando os demais sobre essa condição. "É o primeiro passo para a gente começar a luta para dar todo o apoio que os dislexos precisam", disse o parlamentar.

A reunião foi realizada nesta terça-feira (1/10) no auditório Paulo Kobayashi.


alesp