Confira os trabalhos da Comissão de Atividades Econômicas em 2019


16/01/2020 17:59 | Retrospectiva | Karina Freitas - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Parlamentares durante reunião da Comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2020/fg246378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O grupo de trabalho que discute as questões econômicas voltadas ao agronegócio, ao turismo, ao comércio e à in­dústria, realizou onze reuniões ao decorrer do ano passado. Um dos assuntos colocados em pauta foi o projeto de lei 368/2018 de autoria do presidente da comissão, deputado Itamar Borges (MDB), que altera o Código de Pesca e Aquicultura do Estado para a preservação do peixe tucunaré. Segundo o parlamentar, a pesca dessa espécie se tornou atrativa no Estado de São Paulo e precisa ser fiscalizada. "É um peixe que atrai turistas e pescadores, mas tem tido excessos e é nesse sentido que nós queremos dialogar e buscar uma proposta equilibrada para que tenhamos, por um período ou permanentemente, um controle". A medida está em tramitação na Casa.

Em um dos encontros os par­lamentares receberam a secretá­ria estadual de Desen­volvimento Econômico, Patrícia Ellen. A reunião foi em conjunto com a Comissão de Ciência, Inovação e Tecnologia. Patrícia fez um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela Pasta em 2019. "O governador João Doria colocou como prioridade a geração de emprego e renda. Para que ela aconteça precisamos de grandes investimentos no Estado no que se refere à competitivi­dade, produtividade, desenvolvi­mento sustentável, ciência, tec­nologia, inovação e por fim qualifi­cação profissional, trabalho e empreendedorismo", disse.

Na área de ciência e inovação, Patricia chamou de "4ª Revolução Industrial" o impacto das novas tecnologias nos processos de trabalho, produção e serviço que ocorrem atualmente no Estado. "Hoje temos novas tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial, o uso em escala de essência de dados, permitindo a mudança total de nossos processos."

A secretária disse ainda que um dos objetivos para o próximo ano é o crescimento de programas voltados a geração de renda e emprego.

Em 2019, foram analisados 23 itens pela Comissão que tem como membros efetivos os deputados Frederico d"Avila, Paulo Fiorilo, Ed Thomas, Mauro Bragato, Marcos Damasio, Sebastião Santos, Sergio Victor, Conte Lopes, Itamar Borges, Alexandre Pereira e Paulo Correa Jr.

A Comissão retoma os trabalhos em fevereiro, com o fim do recesso parlamentar.


alesp