Fibromialgia, Lúpus e Mal de Alzheimer são tema do Fevereiro Roxo

Campanhas que associam os meses a cores se tornaram comuns. O Outubro Rosa, relacionado ao câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, são algumas das campanhas realizadas pela sociedade civil e pelos órgãos governamentais cuja finalidade é divulgar informações sobre as doenças e, assim, aumentar o conhecimento da população sobre sintomas e tratamentos.
Nesse sentido, surgiu o Fevereiro Roxo, campanha que busca conscientizar a população sobre três doenças graves e incuráveis: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. Com o lema "Se não houver cura, que no mínimo haja conforto", a campanha busca incentivar o diagnóstico precoce para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Alzheimer
Os sintomas iniciais do mal de Alzheimer são perda progressiva de memória, desorientação e distúrbio de linguagem. Reagir com raiva incomum e perda de interesse pelas atividades cotidianas também são sintomas. No estágio avançado, os distúrbios de memória tornam o paciente dependente e inativo.
Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), quando a doença é diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço. Com o tratamento medicamentoso, a doença pode progredir mais lentamente, permitindo aos pacientes manter sua qualidade de vida por mais tempo. Estimular o convívio social e a realizar atividades que estimulem o uso de memória e raciocínio lógico, como jogos e desafios mentais, auxiliam nos resultados do tratamento, de acordo com a Abraz.
Estudos realizados por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro provaram que a prática de atividades físicas produz um hormônio que ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. A Abraz estima que exista 1,2 milhão de casos no Brasil.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica na qual há uma amplificação da percepção da dor. O paciente tem dor em diversos pontos do corpo, além de fadiga, distúrbios do sono e ansiedade. Formigamento nas mãos e pés também é um dos sintomas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o tratamento é feito pelo uso de remédios para reduzir os sintomas, mas o fundamental é o tratamento não medicamentoso. O paciente pode melhorar sua qualidade de vida com fisioterapia, acupuntura e praticando atividades físicas.
A doença atinge principalmente mulheres adultas.
Lúpus
Por fim, o lúpus eritematoso sistêmico é um distúrbio que faz os anticorpos atacarem o próprio organismo, causando inflamações e lesões em diversas partes do corpo. Os principais sintomas são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas, feridas na boca, dor ao respirar e dor de cabeça. Assim como a fibromialgia e o Alzheimer, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores são as chances de diminuir sua progressão.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é mais comum entre mulheres entre 15 e 40 anos. A incidência é maior em mulheres negras do que em brancas. Após o diagnóstico, o tratamento, que visa melhorar a qualidade de vida, é feito majoritariamente com anti-inflamatórios e corticoides. Nos casos mais graves, a doença pode ser fatal.
Além do Fevereiro Roxo, há também o Fevereiro Laranja, cuja finalidade é divulgar informações a respeito de outra grave doença, a leucemia.
Notícias relacionadas
- Do câncer de próstata à saúde mental: Novembro Azul joga luz sobre saúde integral masculina
- Confira o guia sobre 'Saúde das pessoas com síndrome de Down', lançado pela Fundação Oswaldo Cruz.
- Dia Nacional do Cerrado busca conscientizar a população sobre conservação ambiental do bioma
- Dia da Amazônia alerta para importância da preservação ambiental e impactos do desmatamento
- Dia de Apoio ao Portador de Esclerose Múltipla é celebrado nesta segunda-feira, 30 de agosto
- Campanha Abril Laranja busca combater maus tratos aos animais
- Segunda semana de abril alerta para diagnóstico e tratamento precoce para a Sepse
- Agosto Laranja conscientiza sobre a esclerose múltipla
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações