Fibromialgia, Lúpus e Mal de Alzheimer são tema do Fevereiro Roxo


14/02/2020 17:24 | Campanha | Maurícia Figueira

Compartilhar:

Imagem ilustrativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2020/fg246966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Campanhas que associam os meses a cores se tornaram comuns. O Outubro Rosa, relacionado ao câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, são algumas das campanhas realizadas pela sociedade civil e pelos órgãos governamentais cuja finalidade é divulgar informações sobre as doenças e, assim, aumentar o conhecimento da população sobre sintomas e tratamentos.

Nesse sentido, surgiu o Fevereiro Roxo, campanha que busca conscientizar a população sobre três doenças graves e incuráveis: lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer. Com o lema "Se não houver cura, que no mínimo haja conforto", a campanha busca incentivar o diagnóstico precoce para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Alzheimer

Os sintomas iniciais do mal de Alzheimer são perda progressiva de memória, desorientação e distúrbio de linguagem. Reagir com raiva incomum e perda de interesse pelas atividades cotidianas também são sintomas. No estágio avançado, os distúrbios de memória tornam o paciente dependente e inativo.

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), quando a doença é diagnosticada no início, é possível retardar seu avanço. Com o tratamento medicamentoso, a doença pode progredir mais lentamente, permitindo aos pacientes manter sua qualidade de vida por mais tempo. Estimular o convívio social e a realizar atividades que estimulem o uso de memória e raciocínio lógico, como jogos e desafios mentais, auxiliam nos resultados do tratamento, de acordo com a Abraz.

Estudos realizados por cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro provaram que a prática de atividades físicas produz um hormônio que ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. A Abraz estima que exista 1,2 milhão de casos no Brasil.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica na qual há uma amplificação da percepção da dor. O paciente tem dor em diversos pontos do corpo, além de fadiga, distúrbios do sono e ansiedade. Formigamento nas mãos e pés também é um dos sintomas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o tratamento é feito pelo uso de remédios para reduzir os sintomas, mas o fundamental é o tratamento não medicamentoso. O paciente pode melhorar sua qualidade de vida com fisioterapia, acupuntura e praticando atividades físicas.

A doença atinge principalmente mulheres adultas.

Lúpus

Por fim, o lúpus eritematoso sistêmico é um distúrbio que faz os anticorpos atacarem o próprio organismo, causando inflamações e lesões em diversas partes do corpo. Os principais sintomas são dores nas articulações, febre, queda de cabelo, manchas avermelhadas, feridas na boca, dor ao respirar e dor de cabeça. Assim como a fibromialgia e o Alzheimer, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhores são as chances de diminuir sua progressão.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é mais comum entre mulheres entre 15 e 40 anos. A incidência é maior em mulheres negras do que em brancas. Após o diagnóstico, o tratamento, que visa melhorar a qualidade de vida, é feito majoritariamente com anti-inflamatórios e corticoides. Nos casos mais graves, a doença pode ser fatal.

Além do Fevereiro Roxo, há também o Fevereiro Laranja, cuja finalidade é divulgar informações a respeito de outra grave doença, a leucemia.


alesp