Dia da Água lembra a importância de proteger a natureza


20/03/2020 18:58 | Informação | Barbara Moreira

Compartilhar:

imagem ilustrativa (fonte: ingimage)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há 27 anos, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 22/3 como o Dia Mundial da Água. A data, celebrada no próximo domingo, visa conscientizar a população sobre a relevância desse bem finito. No mesmo final de semana, o Dia Internacional das Florestas (21/3) reforça a necessidade de conservar os recursos do meio ambiente. A Alesp trabalha para contribuir com essa questão.

A iluminação do Palácio 9 de Julho é feita com lâmpadas de LED, que economizam até 80% da energia usada pelas incandescentes e duram por mais tempo. Enquanto os aparelhos individuais de ar condicionado foram trocados por unidades coletivas. No tocante a coleta de lixo, os materiais recicláveis, que constituem a maior parte dos resíduos gerados na Casa, são separados dos demais.

A Assembleia Legislativa do Estado participa também do Programa de Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp. A sede do Legislativo paulista possui banheiros com torneiras de fechamento automático e vasos sanitários que gastam seis litros por descarga, enquanto dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo mostram que válvulas mais antigas podem consumir o dobro ou mais.

Parte dos projetos em tramitação na Casa têm como objetivo a preservação ambiental, como é o caso da resolução que visa a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar o grau de poluição nos rios do estado. O deputado Adalberto Freitas (PSL) é membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e participa dessa proposta.

Para ele, é preciso conscientizar a população, pois "falar em meio ambiente, sustentabilidade e preservação é cuidar do nosso futuro". O parlamentar tem, inclusive, dois ambientalistas em sua equipe, "uma das pessoas faz todos os nossos projetos ambientais e outra cuida da proteção animal e são agendas que nós temos que ter não só na questão legislativa, mas no dia-a-dia", afirma.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) também tem o meio ambiente como área de atuação e organiza audiências públicas para debater o tema. "Aqui na Alesp nós temos vários mandatos trabalhando a pauta ambiental, fazendo a defesa do meio ambiente, das florestas, da Mata Atlântica, áreas de mananciais, e da questão da água, que é gravíssima aqui no Estado de São Paulo e no Brasil".

O objetivo do desenvolvimento sustentável é utilizar com responsabilidade os recursos oferecidos pela natureza sem deixar que se esgotem. Você pode acompanhar outros projetos relacionados ao assunto pelo link: https://www.al.sp.gov.br/alesp/pesquisa-proposicoes/

alesp