Uso de máscara é assunto da Tribuna Virtual


06/05/2020 17:46 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248761.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2020/fg248762.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) iniciou a Tribuna Virtual desta quarta-feira (6/5) prestando solidariedade à família da professora Luzia, que morreu ontem à noite com sintomas de coronavírus. Luzia dava aulas de português na EMEF Benedito Calixto, na zona leste de São Paulo. O resultado do exame ainda não saiu. Giannazi afirmou que tanto Luzia quanto o marido, que é diretor de escola, estavam indo trabalhar por determinação da prefeitura . "Não há necessidade da permanência desses profissionais na escola. Já havia denunciado que essas pessoas estão expostas à contaminação". O parlamentar relembrou a morte da professora Valéria, semanas atrás, vítima da Covid-19. "Se o marido está contaminado, pode ter contaminado outras pessoas na escola e essas pessoas podem estar contaminando os pais que estão recebendo o vale-merenda". Giannazi fez um apelo à Secretaria Municipal de Educação e ao prefeito para que os servidores das escolas municipais não sejam mais obrigados a comparecer às escolas durante a pandemia. "É um crime isso que vocês estão fazendo, várias vidas estão sendo ceifadas. Vocês não estão seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde".

Giannazi comentou o número de mortos no Estado de São Paulo, que já chegou a três mil. "A situação é séria. Exigimos medidas sobretudo de proteção social".

As duas professoras mortas na pandemia também receberam homenagem da deputada Janaina Paschoal (PSL), que reforçou a importância de tomar medidas de proteção. "Muitas pessoas insistem em negar a gravidade da doença. É uma doença grave", afirmou.

Paschoal comentou a obrigatoriedade do uso de máscaras no Estado de São Paulo. "Sempre defendi o uso das máscaras por todas as pessoas. É um ato de solidariedade, de respeito para com os demais". A deputada não concorda com a pena preventiva de liberdade contra pessoas que estejam sem máscara e pediu à população que as use. "Independentemente de punições, precisamos fazer a nossa parte".

Citando países que impediram a circulação de pessoas, Janaina Paschoal afirmou que "quanto mais o isolamento for sério, mais rapidamente poderemos reabrir".

A parlamentar falou também da importância do exame de tomografia para detectar o coronavírus. Janaina foi contaminada pelo vírus, mas os exames iniciais davam resultados negativos. "A tomografia apontou alterações". O diagnóstico rápido, de acordo com ela, foi essencial para sua recuperação. "Que todos possam ter acesso à tomografia. Tratar mais rapidamente diminui a necessidade de chegar à UTI".

Voltando à Tribuna Virtual, Carlos Giannazi comemorou uma vitória na Câmara dos Deputados. Após mobilização, retiraram os servidores do magistério do projeto que congela os salários dos funcionários públicos. Giannazi considera que congelar salários de servidores públicos é desviar o foco da crise. "A causa da crise econômica não é o salário do servidor público. Queremos taxar grandes fortunas, queremos cobrar impostos de lucros e dividendos. Só o Brasil e a Estônia não cobram impostos sobre lucros e dividendos". Giannazi afirmou que não se cobra IPVA de quem compra lancha, helicóptero ou avião. Taxar grandes fortunas seria mais efetivo do que congelar o salário dos servidores públicos, defende o deputado. "O servidor público é sempre escolhido como bode expiatório", finalizou.


alesp