Secretário de Segurança Pública apresenta prestação de contas a parlamentares
09/09/2020 14:28 | Segurança Pública e Assuntos Penitenciários | Luiz Rheda - Foto: Carol Jacob
Deputados da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários receberam, na manhã desta quarta-feira (9/9), o General João Camilo Pires de Campos para prestação de contas de sua gestão à frente da Secretaria de Segurança Pública. O encontro, realizado no auditório Paulo Kobayashi, foi presidido pelo deputado Delegado Olim (Progressistas).
Durante a reunião, os participantes abordaram as ações adotadas pela pasta, como a ampliação do atendimento ao cidadão, a melhora na qualidade dos serviços prestados, a valorização dos servidores e a redução da criminalidade. Atualmente, os mais de 111 mil agentes de segurança da secretaria são responsáveis por atender cerca de 90 mil ligações de emergência, produzir 58 mil laudos e realizar 15 mil resgates, em média, todos os meses.
"Venho à Assembleia com satisfação, porque, além deste ser o meu papel, também sou, juntamente com meus auxiliares, operário da segurança pública. Estamos aqui para cooperar e servir aos paulistas", disse João Camilo, ao explicar que os índices de criminalidade apresentados por São Paulo são um dos menores do país e têm caído nos últimos anos.
Para o deputado Major Mecca (PSL), os melhores indicadores apresentados pelo estado na área da segurança pública são resultados do trabalho desenvolvido pela secretaria e pelos agentes policiais. "Esses números dependem do sacrifício dos seres humanos que estão dentro de uma farda que chega a pesar 11 quilos em um turno de trabalho de até 15 horas", afirmou.
Covid-19
No encontro, o secretário apresentou também as medidas adotadas durante a pandemia de Covid-19 em São Paulo, como a adequação das escalas de trabalho visando preservar os policiais e a testagem em massa dos agentes.
"Enquanto alguns estados estão com 20% do seu efetivo afastado, São Paulo está com apenas 1,6%. Isso acontece porque, além dos 27 milhões de reais investidos na compra de equipamentos de proteção individual, também testamos, voluntariamente, 102 mil policias civis, militares e cientifico, além dos seus familiares", disse.
Durante sua fala, o deputado Sargento Neri (Avante) defendeu a possibilidade de os parlamentares destinarem recursos para quartéis e batalhões, da mesma forma com que enviam as emendas para hospitais, por exemplo. "É preciso que a secretaria e o governo do Estado criem um mecanismo para que o deputado que queira enviar recursos para melhorar o ambiente de trabalho dos agentes de segurança, possa fazê-lo diretamente", argumentou.
Em resposta, o General João Camilo considerou a proposta positiva. "Precisamos, sem dúvida nenhuma, desses recursos destinados por deputados". De forma complementar, o Coronel Camilo, secretário executivo da Polícia Militar, afirmou que "as emendas parlamentares que chegam à secretaria são imediatamente processadas. Mas vamos fazer um levantamento para verificar o motivo desse impedimento e ver como podemos resolver isso".
Além dos já citados, também participaram do encontro a deputada Adriana Borgo e os deputados, Carlão Pignatari, Itamar Borges, Maurici e Tenente Nascimento.
Notícias relacionadas
- Projeto de lei de combate a racismo em estabelecimentos e eventos avança na Alesp
- Comissão de Segurança Pública da Alesp dá aval a dois projetos de autoria parlamentar
- Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp dá aval a cinco projetos de lei
- Comissão de Segurança Pública da Alesp aprova convite ao presidente da CET para esclarecimentos
- Alesp aprova homenagem e moção de pesar pela morte do senador Major Olímpio, vítima da Covid-19
- Medidas de proteção para agentes públicos são aprovadas em comissão
- Dados de vítimas, testemunhas e policiais devem ser mantidos em sigilo
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Plenário da Alesp aprova urgência a mais 11 projetos de lei; veja a lista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp