DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE EM TEMPOS PANDÊMICOS FOI O TEMA DE SEMINÁRIO REALIZADO NO ILP NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA, DIA 18 DE MARÇO.
23/03/2021 15:20 | On-line | Rafael Ferreira de Sousa.

O surgimento da pandemia de Covid-19 trouxe novas implicações de nível ético e jurídico para os profissionais da área de medicina. Em um cenário permeado por crises nos setores sociais e econômicos, a atuação de profissionais da saúde fica prejudicada e o esclarecimento de problemáticas causadas pela disseminação do vírus Sars-Cov2 e suas variantes torna-se complexo. Quem responsabilizar em caso de mortes ou sequelas causadas pelo coronavírus? O que de fato significa a medida de vacinação compulsória? Até que ponto as escolhas do indivíduo devem ser tomadas visando tão somente os seus ideais e convicções de ordem filosófica e religiosa? A partir de que momento a responsabilização dos novos casos de infecção e do aumento no número mortes passa a ser de ordem estatal? De que forma a gestão Governo Federal impactou no agravamento do contexto pandêmico? Estas foram algumas das questões levantadas no seminário transmitido nesta última quinta-feira (18/3), no canal oficial do Instituto do Legislativo Paulista no YouTube.
O evento reuniu um grupo de advogados de diversas áreas para colaborar com a discussão sobre direitos médicos e de saúde em tempos de pandemia, sendo eles: Georghio Alessandro Tomelin, doutor em Direito do Estado, organizador do evento; o mestre em Direito Econômico Luiz Fernando Picorelli; Mariana Serrano, mestre em Direito do Trabalho; Marília Barros Xavier, mestre em Direito Administrativo; o doutor em Processo Civil Paulo Magalhães Nasse; Ruy Cardozo de Mello Tucunduva, doutor em Direito do Estado; Silvio Gabriel Serrano Nunes, doutor em Filosofia e assessor jurídico, que também atuou como organizador do evento; e Silvio Guidi, mestre em Direito Administrativo.
Antes de dar início à primeira questão levantada pelo seminário, Mariana Serrano parabenizou a representatividade de gênero levada em consideração pela organização do evento. "Queria saudar a paridade de gênero, que foi honradíssima e respeitadíssima neste evento. Eu fico muito feliz, como advogada feminista que sou, de verificar quando as pessoas agem e organizam as coisas segundo esses princípios que são tão caros para a gente", afirmou Mariana, neste que é o mês em que comemoramos o Dia da Mulher.
O seminário foi apoiado pela Universidade Santo Amaro (UNISA) e acompanhado pela analista legislativa do ILP, Paula Schneider. Para conferi-lo na integra, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=bnjit8X_PHo .
Notícias relacionadas
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações