Escolas em tempo integral e decisão do STF sobre abertura de igrejas são temas na Tribuna Virtual
07/04/2021 15:32 | Tribuna Virtual | Mauricia Figueira - Foto: Bruna Sampaio
Discussão sobre o Programa de Ensino Integral (PEI) e sobre a proibição de abertura de igrejas durante a pandemia marcaram a Tribuna Virtual desta quarta-feira (7/4).
O governo do Estado está implantando o PEI em algumas escolas da rede estadual. Com o novo modelo, os alunos permanecem em aulas durante até nove horas e meia por dia. "Em tese é um projeto interessante, mas da forma que está implantando, sem respeitar as comunidades, é um projeto que mais exclui do que inclui", disse o deputado Carlos Giannazi (PSOL).
O parlamentar ressaltou que escolas que atendem atualmente 1.200 alunos conseguirão atender 300 alunos com o PEI, devido à redução de turnos escolares. "Os outros ficam excluídos e serão acomodados em outras escolas, muitas vezes distantes do seu bairro e vão superlotar as outras escolas", afirmou.
Giannazi também criticou decisão da Prefeitura de Ilhabela. "Lá os professores estão sendo obrigados a ir às escolas em plena pandemia. Ontem tivemos mais de 1.300 pessoas mortas só no Estado de São Paulo. Mesmo assim, o prefeito de Ilhabela insiste em manter os profissionais da educação nas escolas", disse.
Segundo o deputado, o trabalho dos profissionais da educação pode ser feito remotamente. "É o que os prefeitos sensatos estão fazendo hoje no Brasil, preservando a vida de seus servidores públicos".
Na terça-feira (6/4), o Brasil superou, pela primeira vez, a marca dos 4.000 mortos pela Covid-19 em 24 horas. Só no Estado de São Paulo foram 1.389 mortes. Esse número é equivalente aos números de mortos em todo o país, por dia, durante a pior fase da primeira onda da pandemia no país, em julho de 2020.
Decisão
No último sábado (3/4), o ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a realização de celebrações religiosas no país. O deputado Gil Diniz (sem partido) considerou a decisão adequada. "A liminar permitiu que as igrejas pudessem abrir respeitando 25% de sua capacidade, distanciamento social, álcool em gel, máscara", afirmou.
No entanto, no Estado de São Paulo, a decisão foi barrada pelo ministro Gilmar Mendes. "Não podemos abrir mão da liberdade religiosa", disse Diniz. Está previsto para esta quarta-feira (7/4) o julgamento sobre abertura de igrejas pelo plenário do STF.
Notícias relacionadas
- Violência policial em Santo André e Instituto Emílio Ribas foram os principais assuntos da Tribuna Virtual nesta sexta-feira, 3
- Educação e aprovação do PDL 22 são assuntos na Tribuna Virtual
- Parlamentar aborda programas sociais do governo estadual e atuação de instituições na Tribuna Virtual
- Programa estadual "Mulheres de Peito" e preço do combustível são os principais assuntos na Tribuna Virtual desta quinta-feira, 26
- Greve dos trabalhadores da CPTM e incêndio no Parque Estadual do Juquery são assuntos da Tribuna Virtual nesta terça-feira (24/8)
- Servidores públicos e ações do governo são assuntos na Tribuna Virtual desta segunda-feira (23)
- Parlamentares abordam temas como educação e funcionalismo na Tribuna Virtual desta segunda-feira
- Parlamentares abordam projeto do Executivo e crise federal durante a Tribuna Virtual
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições