Parlamentares abordam projeto do Executivo e crise federal durante a Tribuna Virtual
06/08/2021 15:29 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto: Otávio Roberto
Participaram da Tribuna Virtual desta sexta-feira (6/8) o deputado Carlos Giannazi (PSOL) e a deputada Janaina Paschoal (PSL). O psolista criticou o Projeto de Lei Complementar 26/2021, de autoria do governador João Doria, publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (5/8), que institui Bonificação por Resultados no âmbito da administração direta e autarquias e altera artigos do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.
"Um projeto de lei nefasto, perverso, contra os servidores do Estado de São Paulo", considerou Giannazi. "Vamos fazer um grande movimento contra esse projeto". O deputado disse que o projeto retira o direito de os funcionários públicos abonarem o limite de seis faltas por ano. "É um projeto que atenta contra os direitos dos servidores".
Para o parlamentar, a implantação de bonificação por resultados prejudicará os aposentados e pensionistas. "Em vez de dar reajustes salariais e repor as perdas inflacionárias, vai trabalhar de novo com aquela velha ladainha das bonificações, que não são incorporadas ao salário-base. Quando o servidor se aposenta, tem uma redução drástica do seu salário porque não tem a bonificação incorporada", disse.
Em seguida, a deputada Janaina Paschoal comentou que vem recebendo críticas de eleitores. Alguns reclamam que a parlamentar não tem apoiado o presidente Bolsonaro. Por outro lado, alguns eleitores a criticam por apoiar o presidente. "Quero explicar que nunca fiz defesas ou ataques a pessoas. Sempre analisei atos e fatos", disse.
Paschoal afirmou: "Ele [Bolsonaro] está adotando um comportamento para buscar o justo, mas com uma estratégia completamente equivocada, que vem desde o princípio colocando o governo dele na berlinda. Isso não é bom nem para ele nem para o país".
A parlamentar criticou também o Supremo Tribunal Federal. "Falas muitas vezes agressivas de outros grupos políticos são consideradas liberdade de expressão. Falas agressivas - com as quais não compactuo - dos apoiadores do presidente são consideradas antidemocráticas, fake news, passíveis de execução penal", disse. "Meu papel nunca foi estar em times. Meu time sempre foi o Brasil", finalizou a deputada.
Notícias relacionadas
- Violência policial em Santo André e Instituto Emílio Ribas foram os principais assuntos da Tribuna Virtual nesta sexta-feira, 3
- Educação e aprovação do PDL 22 são assuntos na Tribuna Virtual
- Parlamentar aborda programas sociais do governo estadual e atuação de instituições na Tribuna Virtual
- Programa estadual "Mulheres de Peito" e preço do combustível são os principais assuntos na Tribuna Virtual desta quinta-feira, 26
- Greve dos trabalhadores da CPTM e incêndio no Parque Estadual do Juquery são assuntos da Tribuna Virtual nesta terça-feira (24/8)
- Servidores públicos e ações do governo são assuntos na Tribuna Virtual desta segunda-feira (23)
- Parlamentares abordam temas como educação e funcionalismo na Tribuna Virtual desta segunda-feira
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Plenário da Alesp aprova urgência a mais 11 projetos de lei; veja a lista
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp