Programa forma professores para apoiarem crianças e adolescentes vítimas de violência

Iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Secretaria de Educação teve início em abril deste ano
14/05/2021 14:00 | Entrevista | Matheus Batista

Compartilhar:




Em entrevista concedida ao Jornal da Rede Alesp na manhã desta sexta-feira (14/5), a formadora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação de São Paulo (Efape), Adriana Cardoso, apresentou detalhes sobre o programa voltado para o combate a violência contra crianças e adolescentes do Estado.

Batizada de "Não se cale!", a ação é uma iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e agora, com o programa de formação de educadores, passa a ter participação da Secretaria de Estado da Educação.

O objetivo da campanha, segundo Adriana, é "o fortalecimento da rede de proteção, destacando o papel da escola para explicar as diferentes formas de violência".

Adriana reforçou a função das escolas na assistência às crianças em meio à pandemia, em que muitas se encontram em casa com seus agressores. "São recorrentes os casos em que a vítima encontra nos profissionais da educação a segurança para relatar esses casos", disse.

Com transmissão realizada pelo Centro de Mídias de São Paulo (CMSP), as aulas voltadas para professores e servidores da Secretaria da Educação tiveram início no dia 26 de abril. "É uma necessidade, não só dos profissionais da educação, mas de toda a sociedade. Temos que estar atentos a tudo que está ao nosso redor", disse a formadora.

Apesar de serem voltadas para os profissionais da educação, as transmissões estão à disposição de todos no canal do Youtube do CMSP. "É uma formação adequada para todo o público", afirmou. Estão programadas outras duas transmissões que acontecem nos dias 24 de maio e 7 de junho no canal Desenvolvimento Profissional 1, no aplicativo do CMSP.

alesp