Deputada diplomada diz que irá priorizar inclusão de pessoas com deficiência

Andréa Werner (PSB) foi eleita com aproximadamente 89 mil votos e será empossada no dia 15 de março
12/01/2023 18:35 | Entrevista | De Fernando Bocardo - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Andréa Werner <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada diplomada Andréa Werner (PSB) concedeu entrevista, no último mês, ao programa "Estúdio Alesp", da Rede Alesp, e comentou as prioridades para seu mandato. Entre as pautas citadas, destacam-se propostas nas áreas de inclusão, saúde pública e defesa da mulher e educação.

A futura parlamentar possui um blog em que fala sobre como é ser mãe de uma criança com autismo e atua nessa causa. Por isso, pretende atuar em pautas de inclusão de crianças com deficiência no âmbito escolar.

Andréa disse entender que a criação de "escolas especiais" para jovens com deficiência só aumenta o preconceito contra essa parcela da população. "Nunca teremos uma sociedade inclusiva que abrace a diversidade, se nós não convivermos com pessoas com deficiência desde cedo", afirmou.

É fundamental, na visão da deputada, a criação de uma rede de proteção e apoio aos familiares da pessoa com deficiência. Pensando nisso, entre suas propostas, está o fornecimento de uma renda básica para mães cuidadoras em situação de vulnerabilidade.

"Pesquisas mostram que mães de pessoas com deficiência são, muitas vezes, abandonadas pelos seus pares. A proposta da renda continuada ainda é pouco perto do esforço que essas mulheres investem na saúde e cuidado dos filhos, mas é uma forma de tentar garantir alguma ajuda financeira", afirmou.

A entrevista na íntegra está disponível no canal da Rede Alesp no Youtube.

Trajetória

Formada em jornalismo, Andréa irá exercer um cargo político pela primeira vez. Ela acredita que seu histórico profissional deve contribuir para melhor adaptação na Assembleia. "Além do jornalismo, trabalhei muito tempo estudando a área de defesa do consumidor, o que me proporcionou contato com muitas pessoas", afirmou.

Em 2012, após seu filho receber o diagnóstico de autismo, Andréa passou a estudar a condição e criou o blog "Lagarta Vira Pupa" com a intenção de falar de suas experiências como mãe de um autista. A página ganhou relevância dentro da comunidade brasileira de autismo ao falar sobre o diagnóstico, aceitação da condição e saúde mental.

Quase 10 anos depois, a deputada fundou uma organização que leva o mesmo nome do blog e que é formada por mães de crianças com deficiência e mulheres com deficiências.

alesp