Parlamentares participam de reunião técnica sobre PL 359/21 com secretários estaduais

Encontro visou esclarecer pontos do projeto do Executivo que busca recursos para o Estado por meio de empréstimos e institui Loteria Estadual
16/06/2021 19:02 | Encontro | Matheus Batista - Foto: Arquivo/Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2021/fg269075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na manhã desta quarta-feira (16/6), parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participaram de uma reunião técnica com a presença de secretários estaduais para tirarem dúvidas acerca do projeto de lei que autoriza o governo a realizar empréstimos nacionais e internacionais e a criar a Loteria Estadual.

A reunião foi fechada e realizada em ambiente virtual. Participaram o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, o secretário executivo da Fazenda e Planejamento, Tomás Bruginski e o chefe de gabinete da Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão, Roberto Guimarães.

O projeto de autoria do governo do Estado pede autorização para a realização de um empréstimo de R$ 5 bilhões com instituições financeiras nacionais. A especificação de onde será investido tal valor foi uma das questões feitas pelo deputado Paulo Fiorilo (PT) aos secretários presentes. "A transparência que estamos pedindo ainda não foi alcançada, me parece que o governo está pedindo R$ 5 bilhões sem ter clareza de para onde vai este valor", disse o parlamentar.

Fiorilo afirmou também que apesar de não estar satisfeito com o atual texto, não é contra o projeto. "Entendemos que operações de crédito são importantes porque entregam obras que são necessárias e geram emprego. O que não pode é não ter transparência", disse.

Além das operações nacionais, a proposta também inclui empréstimos internacionais nos valores de U$ 256 milhões para o programa São Paulo Mais Digital e de U$ 500 milhões para projetos da Sabesp.

Também participaram da reunião as deputadas Analice Fernandes (PSDB), Janaina Paschoal (PSL), Professora Bebel (PT), Valéria Bolsonaro (Sem partido) e os deputados Vinícius Camarinha (PSB), Sergio Victor (Novo) e Ricardo Madalena (PL).


alesp