Leis aprovadas na Alesp otimizam serviço de oferta de vagas em hospitais no Estado de São Paulo
13/07/2021 13:02 | Lei sancionada | Luccas Lucena


Aprovadas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2016 e 2018, duas leis otimizaram a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) e garantiram o acesso das unidades da rede pública ao sistema de regulação e a integração do serviço à Secretaria de Estado da Saúde.
Criado em 2011, o Cross regula e administra ofertas de leitos públicos de acordo com a gravidade do paciente e as demandas dos hospitais. Funcionando 24 horas por dia, o serviço busca vaga preferencialmente na região de origem do paciente, com disponibilidade e capacidade para entender cada caso -tanto que os municípios possuem autonomia para transferir pacientes dentro de seus territórios.
A Lei 16.287/2016 e a Lei 16.657/2018 melhoraram a assistência dos pacientes através do sistema. Com autoria dos ex-deputados Marcos Neves (PSD), que hoje é prefeito de Carapicuíba, e o atual deputado federal Cezinha de Madureira (PSD/SP), ambas as medidas foram favoráveis para a central de regulação.
De 2016, a lei 16.287 garante o acesso das unidades da rede pública ao sistema, possibilitando agendamento de consultas e exames laboratoriais através do serviço de regulação. Com isso, mais vagas de leitos, exames, cirurgias e medicamentos são ofertadas.
Aprovada em 2018, a lei 16.657 oficializou o Cross como parte da Secretaria de Saúde, interligando todos os sistemas de regulação e integrando com Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Prontos Atendimentos (PAs). A deputada e presidente da Comissão de Saúde, Patrícia Bezerra (PSDB), ressaltou a importância dessa medida.
"O sistema passou a funcionar de forma mais integrada, principalmente com os municípios, ampliando e organizando o agendamento de consultas e exames laboratoriais", disse.
A parlamentar também pontuou como isso ajuda o cidadão a receber o atendimento médico. "É fundamental que nossa rede pública esteja interligada, para que o cidadão possa ser atendido no menor tempo possível, o que é crucial quando se trata de saúde", falou.
Dados e pandemia
A Secretaria Estadual da Saúde informou que, desde 2018, mais de 2,2 milhões de pacientes passaram pelo sistema da central de regulação, sendo 455 mil só entre março de 2020 a abril deste ano -o que representa o começo da pandemia até o pico da segunda onda da Covid-19 no Estado.
A central também opera com uma estratégia especial de gestão dos leitos hospitalares desde o início da pandemia, dando prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves.
O sistema atualmente conta com a operação de 300 colaboradores, que se dividem para operar o serviço de forma contínua.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações