Alesp realiza terceira premiação aos profissionais da prevenção ao uso de drogas no Estado

Evento elaborado pelo movimento livre Liga da Prevenção, foi apoiado pelo deputado Delegado Olim (PP)
13/12/2021 16:09 | Premiação | Daniele Oliveira - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Premiação Profissionais da Prevenção ao Uso de Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280111.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280112.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dr. Quirino Cordeiro Junior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Premiação Profissionais da Prevenção ao Uso de Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280114.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Premiação Profissionais da Prevenção ao Uso de Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280115.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Premiação Profissionais da Prevenção ao Uso de Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280116.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Premiação Profissionais da Prevenção ao Uso de Drogas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2021/fg280117.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na última sexta-feira (10/12), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou a 3a premiação aos profissionais da prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas no Estado. Apoiado pelo deputado Delegado Olim (PP), o evento teve como objetivo reconhecer as ações prevencionistas dos homenageados.

A Liga da Prevenção é um movimento livre, fundado em 2014, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre os riscos do uso de drogas e promover a prevenção com informações. As edições anteriores da premiação ocorreram em 2015 e, posteriormente, em 2017, ambas na Assembleia Legislativa.

O deputado Delegado Olim deu início ao evento parabenizando os profissionais pela atuação. "Eu já trabalhei no Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) e sei o que as famílias passam, desde os mais humildes aos mais ricos. Mas todos podem sempre contar com vocês, pois vocês ajudam de graça, deixam seus familiares e entes queridos para ajudar pessoas que, às vezes, nem conhecem. O prêmio é pouco para tanto que vocês merecem", disse.

O deputado, que é líder da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp, afirmou ainda que seu mandato vai continuar atuando para ajudar todos os que sofrem com problemas causados pelas drogas.

Ao todo, 120 personalidades foram homenageadas durante o encontro, no qual diversos representantes e profissionais que lidam direta e indiretamente no combate a narcóticos e estimulantes deram depoimentos.

Segundo o secretário nacional de cuidados e prevenção ao uso de drogas (Senaprev), Quirino Cordeiro Jr, as estatísticas são alarmantes. "De acordo com o relatório do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de cocaína e o primeiro de consumo de crack do mundo, sendo o responsável pelo consumo de cerca de 20%", disse.

De acordo com o representante, o aumento dos casos de suicídio, do afastamento dos locais de trabalho e do crescimento da população em situação de rua também podem estar atrelados ao uso demasiado das drogas.

O acolhimento e tratamento de pessoas com dependência química foi outro ponto abordado por Quirino. Para ele, é necessário buscar uma rede assistencial. "Nós temos buscado aumentar a oferta de leitos de internação em hospitais gerais psiquiátricos, pois é muito importante para as pessoas que apresentam quadros clínicos graves", disse.

A coordenadora do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Capitã Ligia Alves dos Santos Silva, também argumentou sobre a relevância de acolher as pessoas com dependência. "Prevenir é isso: cuidado, amor e respeito. A gente dá essa força para termos um país melhor", afirmou.

Serviço

Ligue 132 para informações sobre os riscos do uso indevido de drogas e orientações sobre onde buscar atendimento ¬- é um serviço gratuito de prevenção à vida.

alesp