Comissão de Finanças da Alesp analisa nesta quarta, 7, prestação de contas do Governo de 2021

Três reuniões extraordinárias estão agendadas para apreciação do Balanço Geral do Estado, que conta com parecer favorável da relatora
06/12/2022 15:02 | Contas Públicas | Tom Oliveira

Compartilhar:

Comissão de Finanças agendou três reuniões extraordinárias para esta semana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A prestação de contas do governo paulista durante o ano de 2021, na gestão de João Doria, já tem data agendada para ser analisada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Será nesta quarta-feira (7), em três reuniões extraordinárias, marcadas para as 11h, 11h30 e 14h, com todos os parlamentares membros convocados.

O Balanço Geral do Estado tem a relatoria da deputada Damaris Moura (PSDB), que apresentou parecer favorável pela sua aprovação. De acordo com a parlamentar, o desempenho financeiro foi positivo, tendo o governo cumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal e, ao mesmo tempo, conseguido manter o nível de prestação de serviços à população.

Pelos dados apresentados, São Paulo registrou um resultado primário (diferença entre receitas e despesas) recorde, de R$ 41,9 bilhões, valor que superou cerca de três vezes a meta estabelecida. Além disso, as despesas também terminaram o ano com resultado satisfatório. "Isso demonstra que a gestão orçamentária e financeira do Estado continuou eficaz, atingindo uma política fiscal responsável", conclui a deputada.

Em seu relatório, Damaris seguiu a decisão do Tribunal de Contas do Estado, que, por unanimidade, aprovou o balanço financeiro com algumas ressalvas. Entre os pontos de observação, os conselheiros destacaram a renúncia de receitas pelo fato de o Estado ter assinado a concessão de diversos benefícios fiscais, como isenção de impostos a determinados setores empresariais ao longo do ano.

Tramitação na Alesp

Após análise, a Comissão de Finanças apresenta um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que será encaminhado para avaliação da Comissão de Fiscalização e Controle. O parecer da CFC é passo importante para ser votado pelo Plenário da Alesp em regime de prioridade.

Caso não seja aprovado, no todo ou em parte, o balanço será remetido à Comissão de Constituição, Justiça e Redação para que este colegiado indique as providências a serem tomadas pela Assembleia.

A apreciação pelo Poder Legislativo das contas estaduais segue as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a Constituição do Estado e o Regimento Interno da Alesp.

alesp