Secretário de Turismo de SP debate na TV Alesp sobre recuperação do setor no pós-pandemia

A área movimentou mais de R$ 12 bilhões em 2022
12/12/2022 19:02 | Turismo | Daiana Rodrigues - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

O Secretário de Turismo do Estado de São Paulo Vinícius Lummertz foi um dos convidados da TV Alesp desta segunda-feira - 12<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fachada da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2022/fg293782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, foi um dos convidados da TV Alesp desta segunda-feira (12), no programa "Estúdio Alesp", para debater sobre a recuperação do setor turístico, dentro do Estado, após a crise de pandemia da Covid-19. Propostas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que cobram mais investimentos para a área também foram debatidas.

Dentre as medidas de estímulo e investimento no setor, que foi o mais prejudicado no período pandêmico, destacam-se a criação de 80 mil novos empregos, programas de ecoturismo, distritos turísticos, novas rotas gastronômicas, incentivos de crédito aos empresários do ramo e despoluição do Rio Pinheiros.

"Desde o início, nós tínhamos uma intenção muito radical: colocar São Paulo no topo na agenda política e econômica", afirma Lummertz.

O Secretário também acrescenta que, em sua gestão, conseguiu um aumento de cerca de 700 voos por semana, ligando a capital a mais aeroportos no interior, dando mais racionalidade econômica e fazendo as maiores campanhas publicitárias da história de São Paulo e do Brasil. No entanto, ele reforça que ainda há mais para ser feito, tanto no Estado, quanto no Brasil.

Vinícius Lummertz afirmou, ainda, que, mesmo com a pandemia, houve um saldo positivo de 50 mil empregos. Ele ainda traz a estimativa de que nos próximos dez anos, haverá um salto de 220 bilhões do PIB (Produto Interno Bruto) para 330 bilhões no setor do turismo.

Impacto da pandemia

De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo, de março de 2020 a dezembro de 2021, por causa da pandemia da Covid-19, as perdas de receitas no setor de turismo Estado somaram 205 bilhões de reais. Com a influência da retomada das viagens, só na cidade de São Paulo, mais de R$ 12 bilhões foram movimentados em 2022.

Atuação da Alesp

Uma das propostas da Alesp que incentivam o turismo no Estado é a Lei 17.469/2021. A norma, que trata da classificação dos municípios turísticos do Estado de São Paulo, consolidou 70 cidades como estâncias turísticas, ou seja, são aquelas que possuem infraestrutura e serviços turísticos, além de serem destacadas como climáticas, turísticas e minerais.

Destaca-se, ainda, que, recentemente, foram assinados 170 novos convênios para obras de infraestrutura turística, beneficiando 130 municípios paulistas de interesse turístico. Até o final deste ano, 209 munícipios se tornarão estâncias turísticas.

Para o Secretário de Turismo, parte da verba direcionada para as estâncias turísticas serão destinadas a obras que terão mais impacto na área.


alesp