Associação Católica Kolping celebra 100 anos no Brasil em sessão solene da Alesp

Solicitado pelo deputado Rogério Santos, evento ocorreu nesta segunda-feira, 21
21/08/2023 15:17 | Sessão Solene | Daiana Rodrigues - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Comemoração de 100 anos da Kopling no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307330.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração de 100 anos da Kopling no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comemoração de 100 anos da Kopling no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307329.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Rogério Santos, solicitante do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Padre Alexandre Pessoa Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307332.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hermann Marx<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307333.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sinésio Luiz Antônio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307334.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na manhã desta segunda-feira (21), a sessão solene em comemoração ao Centenário da Associação Católica Kolping no Brasil. O evento foi solicitado pelo deputado Rogério Santos (MDB).

A Mesa Diretora foi composta pelo presidente da solenidade, o deputado Rogério Santos; presidente da Kolping Brasil, Sinésio Luiz Antônio; padre assistente eclesiástico, Alexandre Pessoa Garcia; e presidente da Associação Católica Kolping, Hermann Gonçalves Marx.

Discursos

"Neste ano, a Kolping celebra uma data singular em sua história, cuja primeira ?semente foi plantada? no Brasil em 1923, quando sua primeira unidade foi fundada no Brasil. Os primeiros membros trouxeram os ideais do beato Adolph Kolping, fundador de uma associação internacional [Kolping] que já havia se estabelecido na Europa desde 1849, para que aqui pudesse se consolidar como uma organização voltada para o social", ressaltou Rogério Santos.

De acordo com o padre assistente eclesiástico Alexandre Garcia, o carisma da Kolping está em olhar para as fragilidades do seu tempo e, também, para as pessoas com cordialidade e misericórdia. "Vida longa ao carisma de Adolph Kolping!", pontuou.

Já o presidente da Associação Católica Kolping, Hermann Gonçalves Marx, contou a trajetória histórica da associação e destacou que seu fundador atraiu os jovens que estavam migrando do campo para as cidades no período de industrialização europeu. "O beato Kolping ofereceu elementos para a formação humana, que se compõe da educação formal, religiosa, esportiva, socialização e lazer [...] As fragilidades da nossa sociedade marcam o trabalho de Kopling: desenvolver o ser humano", disse Hermann.

Homenagem

A solenidade dos 100 anos da Kolping no Brasil encerrou-se com a entrega de uma honraria para o presidente da Kolping Brasil, Sinésio Luiz Antônio, e discursos dele e do deputado Rogério Santos.

"Estamos aqui, hoje, enfrentando as dificuldades da sociedade da nossa época. Nós sabemos que, apesar de todo o aparato estatal existente para atender as demandas do cidadão, nós vemos que o Estado não alcança todos os cantos onde ele deveria estar presente. É aí que surge a necessidade de entidades como a nossa [Kolping Brasil], que trabalha para o desenvolvimento de pessoas, que ficariam ?invisíveis? pelo Estado, se não fosse a atuação da Kolping", finalizou Sinésio.

No evento, Rafael Cardoso Gonçalves apresentou as seguintes canções: "Girassol", de Priscilla Alcântara, e "Terra Seca", canção da Fraternidade ?São João Paulo II?.

Perfil da Kolping Brasil

A Kolping Brasil é uma associação católica internacional sem fins lucrativos, focada na superação da pobreza e na erradicação da fome, por meio da formação educacional e do trabalho. A missão da entidade é transformar as realidades sociais para que todos os cidadãos tenham oportunidade de autorrealização, por meio do desenvolvimento profissional, ambiental, cultural, religioso e comunitário.

Fundada na Alemanha, em 1849, pelo sacerdote católico Adolph Kolping, a entidade veio para o Brasil em 1923 e se instalou no bairro do Brooklin, Zona Sul da Capital Paulista.

Seus projetos e programas visam colaborar com a erradicação da pobreza, em todas as suas formas. Atualmente, conta com 167 unidades presentes em 18 estados e 105 municípios brasileiros. Em 2022, realizou mais de 1 milhão de atendimentos em seus projetos sociais, beneficiando mais de 897 mil pessoas em todo o país.


alesp