Orçamento 2024: Itaberá, Botucatu e Valinhos sediam audiências públicas nesta semana

Comissão da Alesp está desde 3 de agosto percorrendo regiões do Estado para ouvir demandas e construir o orçamento de forma participativa; as audiências vão até o fim de setembro
23/08/2023 16:05 | Propostas | Gabriella Rodrigues - Fotos: Matheus Batista

Compartilhar:

Câmara Municipal de Valinhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307519.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os municípios de Itaberá, Botucatu e Valinhos recebem a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp entre esta quinta-feira (24) e sexta-feira (25) para a realização do ciclo de audiências públicas para discutir o Orçamento Estadual de São Paulo para 2024.

Na quinta-feira, a 11ª audiência acontecerá em Itaberá, região intermediária de Sorocaba, às 18h. Já na sexta-feira, em Botucatu, região intermediária de Bauru, o encontro acontece às 10h. Finalizando, os parlamentares seguem para Valinhos, região de Campinas, onde a audiência pública ocorre às 19h. Todas as reuniões são realizadas nas Câmaras Municipais das cidades mencionadas.

As audiências são abertas à população e as sugestões poderão se tornar emendas parlamentares. As emendas são votadas em Plenário e, se aprovadas, poderão melhorar os recursos das regiões e a qualidade de vida da população local.

Como participar?

Os interessados podem participar de três formas: presencialmente, no local do evento; por meio de videoconferência (http://bit.ly/orcamento2024 - ao entrar no link, é preciso digitar a senha 2024 para liberar o acesso); ou, ainda, acompanhando a transmissão em tempo real no canal da Alesp no YouTube.

O orçamento

Todo esse trabalho irá resultar na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.

De acordo com a previsão inicial apresentada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pelos deputados e deputadas no primeiro semestre, 2024 deve contar com uma arrecadação de aproximadamente R$ 307 bilhões.

alesp