"Alesp sempre se colocou para facilitar", relata deputado em solenidade militar

Na Festa do Espadim, Carlos Cezar (PL) recordou o esforço de todos os deputados paulistas para reajustar a remuneração dos policiais; maiores beneficiados estão nas patentes iniciais
25/08/2023 16:44 | Segurança | Claus Oliveira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Festa do Espadim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Festa do Espadim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Festa do Espadim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em missão oficial nesta sexta (25), representando o Legislativo Estadual em solenidade da Polícia Militar paulista, o deputado estadual Carlos Cezar (PL) declarou que a Alesp "sempre se colocou para facilitar condições de trabalho" na corporação de segurança pública.

Cezar participou da Festa do Espadim, rito da PM paulista que marca o ingresso dos candidatos concursados na Escola de Oficiais para formação superior no curso de bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública.

O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, Zona Norte da Capital, com presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nesta edição, 255 alunos-oficiais (208 homens e 47 mulheres) receberam as miniaturas da espada do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da PM paulista em 1831.

Em entrevista, o deputado ainda recordou os esforços do Parlamento, envolvendo Mesa e líderes partidários, para valorizar a carreira policial em São Paulo.

"Nos últimos trinta anos, a polícia jamais tinha vivido um aumento [remuneratório] como esse que foi dado pelo governo Tarcísio, já no início da gestão", comentou.

O reajuste do Executivo a que o parlamentar faz menção, aprovado por unanimidade na Alesp em junho passado, incrementou especialmente as remunerações das patentes iniciais - mais de 30%, por exemplo, no caso de soldados de 2ª classe.

Espadim

Já com o espadim na cintura, o aluno Bruno Henrique Pereira, natural de Sorocaba, definiu o ritual como um sonho que ultrapassa a conquista profissional.

"É um projeto de vida, um modo de viver. Não é só uma profissão. É uma realização pessoal e profissional", disse Bruno acompanhado de familiares e namorada.

Pelas normas militares, Bruno deve permanecer com o espadim até concluir a formação na Academia Barro Branco. O bacharelado dura quatro anos.

Ministro do TCU

Além de parlamentares estaduais e federais, prestigiaram a Festa do Espadim: o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite; o comandante-geral, Coronel PM Cássio Araújo de Freitas; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira - que é major reformado da PM do Distrito Federal.


alesp