Central Única dos Trabalhadores celebra 40 anos em sessão solene da Alesp

Evento foi solicitado pelo deputado Luiz Claudio Marcolino e contou com a participação do parlamentar Paulo Fiorilo
28/08/2023 15:17 | Sessão Solene | Daiana Rodrigues - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da CUT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Junéia Batista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Aparecido Donizeti da Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Entrega de honraria a representantes da CUT<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2023/fg307724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na manhã desta segunda-feira (28), sessão solene em comemoração aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), organização que defende e preservação dos direitos da classe trabalhadora. A cerimônia foi solicitada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT).

Na ocasião, Marcolino disse que é um orgulho ter os sindicatos organizados com uma Central combativa, que nasceu não só para combater a ditadura militar, mas, também, para lutar por igualdade e preservar e garantir os direitos dos trabalhadores.

"Durante a ditadura, não tínhamos o direito à livre organização e nossa Central sindical nasce, justamente, a partir da intervenção dos bancários, metroviários e metalúrgicos. Então, é um orgulho ter uma Central sindical com essa característica, que completa 40 anos e organiza categorias importantíssimas", declarou o parlamentar.

De acordo com o secretário-geral da CUT nacional, Aparecido Donizeti da Silva, a Central é a 5ª maior do mundo e a maior do Brasil, com 3.960 sindicatos filiados, representando todos os setores produtivos do país, seja do campo, comércio, serviço, setor privado ou funcionalismo público. "O desafio para esses 40 anos é o que um novo mundo de trabalho está representando, que são os trabalhadores que atuam em aplicativos e plataformas", destacou.

Já a secretária-geral da mulher trabalhadora, Junéia Batista, destacou que as mulheres da CUT conquistaram a paridade sindical em 2012 e que, neste ano (2023), elas querem debater uma igualdade mais empoderada, com mais participação. "Outro debate é a questão do combate à violência e ao assédio, tanto é que nós aprovamos um protocolo em 2020", ressaltou.

"Tive o prazer de acompanhar a luta da CUT, porque eu era funcionário do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A CUT é, para mim, uma referência muito importante. Por isso, é fundamental que a gente tenha parlamentares comprometidos com a luta dos trabalhadores e, por isso, quero dizer que a Bancada PT, PV e PC do B está comprometida com a luta sindical aqui nesta Casa", contou deputado Paulo Fiorilo.

História da CUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está completando 40 anos de existência. A instituição é uma organização sindical de massas de caráter classista, autônomo e democrático, que está comprometida em defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Fundada em 28 de agosto de 1983, a entidade nasceu em plena ditadura militar para combatê-la. Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, para organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

A organização tornou-se referência nacional e mundial de luta pela classe trabalhadora. Além disso, ela possui uma trajetória de lutas e conquistas históricas que mudaram o país e ajudaram a restabelecer e fortalecer a democracia e a soberania.

Organizar a classe trabalhadora em todas as regiões do país foi uma prioridade da primeira direção da CUT. O Estado de São Paulo foi a primeira Estadual da CUT a ser criada, em 29 de abril de 1984.

Encerramento

A sessão solene terminou com a entrega de honrarias, pelas mãos do deputado Luiz Claudio Marcolino, aos dirigentes da CUT.

Presenças

A Mesa Diretora foi composta pelos deputados Luiz Claudio Marcolino (PT) e Paulo Fiorilo (PT); secretário-geral da CUT nacional, Aparecido Donizeti da Silva; secretária-geral da mulher trabalhadora, Junéia Batista; presidente da CUT no Estado de São Paulo (CUT-SP), Raimundo Suzeti; e presidente estadual da CUT-SP entre 2015 a 2023, Douglas Martins.

A cerimônia também contou com a presença do primeiro-secretário do Parlamento Paulista, deputado Teonilio Barba (PT), e de representantes de alguns sindicatos, tais como o dos Servidores de Sumaré, dos Químicos, dos Bancários de Jundiaí, de São Paulo, da Região do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano), dentre outras associações do ramo.


alesp